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Notícias negócios

 

Criada linha de crédito para quitar dívidas de cafeicultores

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Uma linha de crédito especial vai permitir que cafeicultores refinanciem dívidas de antigos empréstimos bancários. A medida, aprovada nesta quinta-feira, 31 de março, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), direciona R$ 300 milhões do Fundo de Defesa para a Economia Cafeeira (Funcafé) para a nova linha de financiamento.

“A recuperação dos preços do café trouxe uma melhor rentabilidade para o produtor, mas ainda há regiões com problemas de endividamento, explica o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone. “Os recursos darão melhores condições para esses cafeicultores liquidarem seus débitos, pois, além do prazo de cinco anos para pagamento, serão financiadas opções de mercado futuro que vão garantir preços do café aos níveis atuais no vencimento das parcelas”, completa.

Bertone se refere à possibilidade de o produtor de café utilizar parte dos recursos da linha especial para adquirir opções no mercado futuro. Ao negociar o produto aos preços atuais – que são remuneradores – o cafeicultor terá uma garantia de renda para quitar as parcelas do financiamento aprovado hoje pelo CMN.

Terão acesso ao financiamento, os cafeicultores com saldo devedor de financiamentos utilizados exclusivamente na lavoura do grão. Os produtores também terão de comprovar ao banco que a composição das dívidas é efetivamente necessária para tornar viável seu pagamento. A medida é válida para produtores que contrataram crédito diretamente de agentes financeiros ou por intermédio de suas cooperativas. Pela nova linha especial, cada produtor poderá contratar até R$ 200 mil a juros de 6,75% ao ano. O financiamento deverá ser pago em até cinco anos.

Os recursos da linha especial não poderão ser utilizados para pagamento de débitos de linhas de investimento e pré-comercialização, bem como de saldos devedores de outras renegociações incluindo o Programa Especial de Saneamento de Ativos (PESA) e a securitização. (Fonte: Mapa)
 

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Profissionais da Ocesp trocam informações com o Paraná

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A Ocepar está recebendo, nesta quinta-feira (31/03), em Curitiba, a visita de profissionais da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Sistema Ocesp/Sescoop-SP), que vieram trocar experiências com o cooperativismo paranaense em diferentes áreas. Maria Ester Duarte e Jaciara Barbosa de Oliveira, coordenadora de ensino e orientadora educacional da Ocesp, respectivamente, estão interessadas em saber como as demandas do programa Jovem Aprendiz são operacionalizadas administrativamente no Paraná. "Viemos conhecer novas práticas para avaliá-las e buscar outros resultados em nossa área de atuação", afirmou Jaciara. "Também temos interesse em obter informações sobre os cursos realizados pelo Sescoop/PR na modalidade ensino a distância", acrescentou Maria Ester.

Programa próprio - Ainda de acordo com Jacira, em São Paulo, o programa Jovem Aprendiz é executado desde 2008, sendo que na capital e na região do ABC é desenvolvido por meio de um programa próprio. "No interior, nós contamos com a parceria do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola). Ao todo, atendemos 301 jovens aprendizes, contemplando 22 cooperativas", disse ela.

Paraná - No Paraná, o Jovem Aprendiz Cooperativo foi implementado em 2005 e atualmente atende 482 jovens, em 19 municípios, com a participação de 30 cooperativas. Detalhes sobre o funcionamento do programa no Estado estão sendo repassados pela analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Vanessa Christófoli de Castro. 

Comunicação - Já o coordenador da área de Comunicação e Imprensa da Ocepar, Samuel Milléo Filho, recebeu os gerentes de Marketing e de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas da Ocesp, Cristiane Sacristán Gonçalves e Luis Antônio Schmidt, respectivamente. Ele falou sobre como o setor está estruturado, as atividades efetuadas e as campanhas de marketing produzidas para divulgar os produtos e serviços ofertados pelas cooperativas paranaenses. (Fonte: Ocepar)

 

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Sescoop qualifica 82 mil pessoas em SC

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) de Santa Catarina promoveu 1.014 eventos para a formação profissional de 82.962 dirigentes, cooperados e funcionários de cooperativas catarinenses mediante desembolso da ordem de 6,8 milhões de reais. Esses números representam um crescimento de 19% no volume financeiro e 38% no número de eventos em 2010.

Os resultados foram anunciados pelo presidente do Conselho de administração, Marcos Antonio Zordan, e pelo superintendente Geci Pungan.

 O Sescoop – vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) – foi constituído em 1999 e consolidou-se como o grande instrumento para a profissionalização do sistema cooperativo catarinense. A partir de 2000, estruturou-se em equipamentos, materiais e equipe técnica, para a consecução dos objetivos propostos. O Sescoop organiza, administra e executa o ensino de formação profissional e a promoção social dos dirigentes e funcionários das cooperativas, além dos seus associados (cooperados). 

 Durante o ano foram desenvolvidas 50 ações de capacitação e treinamento de recursos humanos das cooperativas, envolvendo 2.622 pessoas e absorvendo 1 milhão 651 mil reais em 588 horas de atividades instrucionais. Nessa categoria situam-se os cursos para dirigentes e conselheiros fiscais, encontro de comunicadores, cursos sobre matérias tributárias, jogos cooperativos, auditorias e rotinas trabalhistas, contabilidade básica e apoio financeiro a estudantes, entre outros.

No mesmo período, 20 ações de promoção social totalizaram 862 horas, reuniram 3.273 participantes e utilizaram 1 milhão e 36 mil reais. Incluem-se aqui os programas menor aprendiz, cooperjovem, formação de multiplicadores, formação de jovens lideranças cooperativistas, encontro de jovens, encontro de mulheres e Fecoop.

Para o permanente acompanhamento do desempenho das cooperativas, o Sescoop sustentou 84 ações de monitoramento que envolveram 95 participantes em 2.050 horas e dispêndio de 102 mil reais.

Na área de projetos especiais foram desenvolvidas 855 ações delegadas, para as quais o Sescoop liberou recursos e as próprias cooperativas realizaram os eventos. Para viabilizar essas atividades delegadas, o Sescoop cobre até 80% dos recursos gastos pelas cooperativas em cada evento. Nessa esfera, 76.972 pessoas participaram de 28.831 horas de treinamento mediante investimentos de 3,1 milhões de reais.

O presidente Marcos Zordan realça alguns aspectos reveladores do nível de eficiência do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC). A média de participantes por evento é de 81 pessoas. O custo médio por participante é de 82 reais. Com apenas oito funcionários, o Sescoop investiu 6,4 milhões de reais na atividade-fim e 378 mil reais na atividade-meio. Ou seja: 94% dos recursos foram efetivamente investimentos em formação profissional, atualização, qualificação e requalificação dos recursos humanos das cooperativas catarinenses.
A previsão de investimentos no exercício de 2011 é superior a 11 milhões de reais, antecipa Zordan. (Fonte: MB Comunicação/Ocesc)

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Profat realiza formatura de sua 2ª turma

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No último sábado, 26, o Sescoop/SP promoveu a cerimônia de formatura da 2ª turma do Programa de Formação para o Trabalho (Profat). O evento, realizado no auditório da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), celebrou e valorizou  a dedicação dos oito jovens formandos que mostraram um bom aproveitamento e evolução durante o programa.
 
O evento contou com a presença de familiares e amigos dos jovens, além de membros da equipe do Sescoop/SP. Para Jaciara Barbosa Oliveira, do Núcleo de Formação Técnica do Sescoop/SP, a formatura marca significativamente a conquista de mais uma etapa na vida de cada jovem. “Ao concluir o programa de forma satisfatória, o jovem poderá ser inserido nas cooperativas vinculadas à Ocesp e ou Sescoop/SP ou passar a integrar o mundo do trabalho de forma autônoma e criativa”, ressalta.
 
O Programa de Formação para o Trabalho (Profat) tem como objetivo contribuir com a inclusão social de jovens, por meio de ações educativas que promovam o desenvolvimento de competências que facilitem a integração e a inserção no mundo do trabalho, oportunize o protagonismo juvenil, favoreça a geração de renda e a participação na sociedade. Para tanto, o curso possui uma carga total de 280 horas, no período das 13h às 16h30, com aulas quatro vezes por semana. (Fonte: Ocesp)
 

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Encontro do Sescoop simplifica a elaboração de projetos

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Apoiar as unidades na elaboração de propostas de projetos alinhados ao atual Plano Estratégico do Sescoop foi o principal objetivo do Encontro de Projetos do Sescoop 2011, que aconteceu ontem (28/3) e hoje (29/3), em Brasília (DF). Objetivo, que segundo Alexandre Nobre, superintendente do Sescoop Rondônia, foi alcançado com muito êxito. “Sinto-me preparado a apresentar um projeto para o Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativista (Fundecoop)”, disse Nobre.

Para ele a iniciativa é fundamental, pois além de promover discussões sobre os projetos também desmistifica o processo de elaboração de projetos. “É muito mais simples do que eu imaginava e o desconhecimento às vezes torna as coisas mais complicadas”, relatou.  O evento teve a participação de 36 representantes de 21 unidades estaduais.

A gerente de Planejamento e Controle do Sescoop Ceará, Derlange Santos, acredita que o fluxo do seu trabalho vai melhorar muito. “Teremos uma padronização e acompanhamento mais efetivo dos projetos resultando em uma melhor operacionalidade, inclusive no cumprimento dos prazos”, revela a gerente. 

 Na avaliação da gestora da Assessoria em Gestão Estratégica do Sescoop, Karla Tadeu Duarte de Oliveira, que coordenou as atividades os dois dias foram muito produtivos. “O grupo conheceu os principais procedimentos de apresentação, execução, monitoramento e prestação de contas dos projetos especiais com base na Portaria 001/2010”.

Além disso, conforme Karla explicou os participantes conheceram o Sistema Integrado de Projetos e Atividades (Siproa) - construído de forma a espelhar os procedimentos para fins de proposição, análise, execução, monitoramento e prestação de contas dos projetos especiais estabelecidos na Portaria 001/2010. “O grupo trabalhou com o Sistema esclarecendo suas principais dúvidas com espaço para a apresentação de suas propostas e considerações acerca da metodologia de projetos, do Siproa e do Encontro, visando ajustes e melhorias”, enfatizou. 
 

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Comitês vão trabalhar na elaboração de diretrizes para o monitoramento

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Profissionais de 25 unidades estaduais participaram na semana passada do Encontro Nacional de Monitoramento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Durante dois dias, conforme explicou a gestora da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Vilela, o grupo passou por um nivelamento de conhecimento e um alinhamento do pensamento sistêmico sobre a importância da área de monitoramento.

A metodologia adotada para o encontro contou com atividades em grupos nas quais foram apresentadas propostas e soluções sobre autogestão. O relatório dessas discussões será consolidado pela Fundação para a Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace/USP) e servirá de subsídios para a construção de diretrizes do monitoramento, conforme prevê o Planejamento Estratégico do Sescoop.

Outro resultado importante foi a constituição de três comitês: de Monitoramento, de Cadastro e de Gestão e Governança. Os membros já foram selecionados voluntariamente baseados nas experiências, habilidade e disponibilidade de cada um.

“Houve também uma rica troca de experiências entre as unidades, momento em que foram apresentadas diferentes formas e soluções de trabalhar com as cooperativas”, observou Susan, evidenciando que as dificuldades em monitoramento nos diferentes estados são semelhantes e que por isso é importante essa troca em busca de soluções.
 

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Programa “Atuação” reúne 365 colaboradores da Sicredi Pioneira RS

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O auditório do Centro de Eventos de Nova Petrópolis (RS) foi sede, no último sábado (26/3), do programa “Atuação” da Sicredi Pioneira RS, que tem o objetivo de alinhar os colaboradores com as estratégias da cooperativa para gerar um envolvimento cada vez maior.

Nesta edição do “Atuação” foram relatadas as mudanças positivas da cooperativa e as projeções para o ano. O evento teve inicio com a palavra do presidente Márcio Port, que falou sobre o novo momento pelo qual a Sicredi Pioneira RS está passando, de crescimento e sucesso. Após, os colaboradores puderam prestigiar a palestra “Personal Branding - construindo a sua marca pessoal”, do publicitário Arthur Bender. Na palestra, o publicitário relatou a importância da marca pessoal, como mantê-la e geri-la.

Depois da palestra, o superintendente regional Solon Stapassola Stahl conversou com os presentes sobre as metas da cooperativa para este ano, e adequações junto a nova resolução do Banco Central. Durante a manhã também foi apresentada a nova campanha “Força Premiada”, e as perspectivas da cooperativa com foco em gestão de pessoas. O programa “Atuação” encerrou ao meio-dia, com um almoço de confraternização.

O próximo encontro está previsto para o segundo semestre, a fim de projetar os colaboradores para o ano de 2012, que será o ano internacional das cooperativas, declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Para o presidente Márcio Port, “o evento atingiu o objetivo de direcionar os colaboradores para estarem cada vez mais preparados e envolvidos com a cooperativa, o que consequentemente contribuirá para melhor atender os associados, que são os donos do negócio”. (Fonte: Assessoria Sicredi Pioneira)

Assunto também foi tema da RádioCoop
 

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Novos diretores da Calu visitam a Casa do Cooperativismo Mineiro

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No último dia 22 de março, o Sistema Ocemg/Sescoop-MG recebeu a visita do presidente da Calu, Cenyldes Moura Vieira, do diretor geral, Ulysses de Freitas Júnior, e do coordenador contábil, Manoel da Silva. A nova diretoria foi eleita no início de março, em Assembleia Geral Ordinária (AGO), e esteve em Belo Horizonte para se apresentar e estreitar relações junto ao Sistema.

O grupo foi recebido pelo superintendente da Casa, William Bicalho da Cruz, que enfatizou a disposição do Sistema em contribuir para o contínuo desenvolvimento da cooperativa. Durante a visita, foi apresentando o portfólio de cursos e atividades do Sescoop-MG aos diretores, que confirmaram a importância de investimentos em programas capacitação, atualização e  profissionalização do cooperativismo mineiro.

Na ocasião, o presidente da Calu falou sobre a obra da nova indústria da cooperativa, bem como de outras propostas da diretoria como o prosseguimento da assistência técnica ao cooperado e a otimização das lojas agropecuárias. Cenyldes Moura Vieira é graduado em Gestão de Agronegócios, pós-graduado em Pecuária Leiteira, pecuarista e cooperado da Calu há 26 anos. (Fonte: Ocemg)

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Sescoop anuncia terceira etapa de processo seletivo

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga nesta segunda-feira (28/03) o resultado da segunda etapa do Processo Seletivo nº 01/2011, para contratação de Técnico de Patrimônio e Suprimento de Materiais, e convoca os candidatos aprovados para a terceira fase. Clique aqui para acessar o comunicado referente ao respectivo processo, que é conduzido pela Gerência de Pessoas da unidade nacional do Sescoop.
 

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Unidades estaduais discutem projetos do Sescoop em Brasília

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O Sistema Integrado de Projetos e Atividades (Siproa) será a grande novidade do Encontro de Projetos do Sescoop 2011, que acontece hoje (28/3) e amanhã (29/3), em Brasília (DF). “A informação foi dada pelo gerente Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Ryan Carlo, durante a abertura do evento, que reúne 36 representantes de 21 unidades estaduais, na Casa do Cooperativismo, em Brasília (DF).

O Siproa foi construído de forma a espelhar os procedimentos para fins de proposição, análise, execução, monitoramento e prestação de contas dos projetos especiais estabelecidos na Portaria 001/2010. “O Sistema não somente apoiará as unidades estaduais na elaboração e na execução de projetos especiais, como facilitará o trabalho de análise e acompanhamento por parte da unidade nacional”, disse o gerente Geral.
Além disso, o evento vai proporcionar um alinhamento a respeito do atual Plano Estratégico do Sescoop. “Futuramente, o que vocês estão vendo aqui poderá ser realizado pelas unidades estaduais, inclusive com recursos do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativista (Fundecoop)”, completou Ryan Carlo.

A intenção, de acordo com a gestora da Assessoria em Gestão Estratégica do Sescoop, Karla Tadeu Duarte de Oliveira, é reforçar  as metodologias no que diz respeito às temáticas "elaboração e gerenciamento de projetos". bem como repasse dos principais procedimentos de apresentação, execução, monitoramento e prestação de contas dos projetos especiais, com exercícios práticos de elaboração de projetos.

“Esperamos contribuir para que o Sescoop cumpra os objetivos para os quais foi criado, ao mesmo tempo em que aprimoramos nossos métodos de elaboração, gestão e monitoramento dos projetos em andamento no Sistema, independentemente da fonte de financiamento, visto que, com o Plano Estratégico do Sescoop para 2010-2013, a tendência é trabalharmos via projetos para o alcance dos objetivos estratégicos propostos”, resumiu Karla. 
 A  assessora destacou ainda os Projetos Especiais do Fundecoop – Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo à Rádiocoop. Clique aqui e acesse.

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Boas Práticas: prêmio abre inscrições

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O Prêmio Fundação Comitê de Gestão Empresarial (Coge), que chega este ano a sua 11ª edição, está com prazo de inscrições aberto até o dia 11 de maio. Iniciativa da Fundação Coge, o prêmio tem quatro categorias: Ações de Responsabilidade Ambiental; Ações de Responsabilidade Social; Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas; Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. O prazo final para a entrega dos projetos é o dia 1º de junho. A entrega do prêmio acontecerá no dia 9 de dezembro.

Em cada categoria, três projetos são premiados, sendo que um fica com o Troféu Fundação Coge e os outros dois ganham placas de premiação. O responsável pelo projeto ou representante da empresa vencedora receberá, como incentivo, uma viagem técnico-cultural ao exterior. Realizado desde 2001, o Prêmio Fundação Coge contabiliza mais de setecentos projetos inscritos. Veja o regulamento (Fonte: Agência Ambiente Energia)
 

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Orçamento do programa de microcrédito do BNDES vai a R$ 450 milhões

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A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) elevou a dotação orçamentária do “Programa BNDES de Microcrédito” de R$ 250 milhões para R$ 450 milhões. O prazo de vigência do programa vai até 31 de dezembro de 2012. O objetivo do programa é promover a economia popular por meio da oferta de recursos para o microcrédito produtivo, orientado a pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades de pequeno porte que tenham receita bruta anual igual ou inferior a R$ 240 mil.
 
São agentes repassadores do programa as agências de fomento, instituições financeiras públicas ou privadas, cooperativas singulares de crédito (que atendem a pessoas físicas, microempreendedores individuais e agricultores familiares, por exemplo), cooperativas centrais de crédito, bancos cooperativos, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (SCM).
 
Entre 2008 e 2010, os desembolsos da carteira de microcrédito do banco estatal atingiram R$ 101 milhões. O custo financeiro para as instituições de crédito produtivo que recebem recursos do programa e os repassam diretamente ao microempreendedor é de TJLP (6% a.a) acrescido da remuneração básica do BNDES, de 1,5%.

O prazo de financiamento é de até 72 meses, incluindo até 36 meses de carência. O valor mínimo do financiamento é de R$ 500 mil para os agentes repassadores não credenciados no BNDES e de R$ 1 milhão para os credenciados.

No caso de sociedades de crédito ao microempreendedor e cooperativas centrais e singulares, o valor é limitado a cinco vezes o patrimônio de referência. Para os beneficiários finais do programa, a taxa de juros é de até 4% ao mês. Cada beneficiário final poderá contrair empréstimo de até R$ 15 mil, sendo que os recursos devem destinar-se ao financiamento de capital de giro e/ou investimento fixo. (Fonte: Assessoria de Imprensa do BNDES)
 

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Ocesp e Sescoop/SP estarão na Agrovia

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Com o objetivo de divulgar o cooperativismo como o melhor caminho para o desenvolvimento dos agricultores, a Ocesp e o Sescoop/SP marcarão presença na Agrovia 2011 (Feira de Negócios, Tecnologia Agrícola e Pecuária). Em sua terceira edição, a feira é o maior evento de difusão de tecnologia voltado aos produtores rurais da região sudoeste paulista. A feira será realizada de 6 a 9 de abril, em Itapeva, e a expectativa dos organizadores é receber cerca de 20 mil visitantes na feira.

A Ocesp e o Sescoop/SP terão um estande na feira, onde atenderão os visitantes interessados em saber mais sobre o cooperativismo, desde informações básicas sobre a constituição de um empreendimento até as vantagens ao se associar a uma cooperativa já existente. Os profissionais do Sescoop/SP Antonio Pedro Pezzuto Jr. e Gil Agrela farão a palestra Cooperativismo Agropecuário e Oportunidades de Crédito, no dia 7 de abril, às 15 horas. 

Informações sobre os diversos programas e projetos de desenvolvimento profissional, promoção social e monitoramento e desenvolvimento das cooperativas também poderão ser consultadas no estande da Ocesp e Sescoop/SP.

Importância da região- A Agrovia pretende gerar oportunidades de negócios e conhecimento especialmente para comerciantes e agricultores da região sudoeste do Estado de São Paulo e norte do Paraná. A região sudoeste é altamente produtiva, devido a seu clima e solo, que possibilitam de duas a três safras ao ano. A região tem forte participação na produção de Milho, Soja, Feijão, Pinus, Eucaliptos, Tomate, Laranja e frutas cítricas em geral.
Além disso, a pecuária vem crescendo muito na região, não só dentro das grandes propriedades, mas também junto ao produtor familiar e através dos programas de integração lavoura pecuária. (Fonte: Ocesp)
 Saiba mais sobre a feira

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Ocergs solicita Procap-Agro à presidência do BNDES

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O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), em nome das cooperativas singulares, federações e centrais do Rio Grande do Sul, solicitou ao presidente do BNDES, Luciano Coutinho, a consolidação do financiamento do Procap-Agro às cooperativas que já se encontram aptas à contratação junto aos seus agentes financeiros. O documento foi enviado hoje (22/03) ao Banco de Desenvolvimento Econômico e Social. 

Desde 2009, as cooperativas Agropecuárias pleiteiam o Programa Específico de Capitalização, oferecido pelo BNDES e regulamentado através do Procap-Agro. Tão logo o Procap-Agro foi criado, as cooperativas passaram a elaborar projetos, avaliar bens, minutas de contratos, elevações nos limites de crédito e providenciar toda a documentação exigida. Foram requeridas reuniões e assembleias gerais com associados e, por conta disso, demandou-se muito tempo até a assinatura do termo de adesão entre essas e os bancos. 

Depois de tudo pronto e atendido, faltando apenas a assinatura do contrato, as cooperativas foram surpreendidas com o aviso da Seagri (Secretaria de Gestão da Carteira Agropecuária), que, através do comunicado 4/211, suspendeu o encaminhamento dos pedidos já existentes nos bancos.

A Ocergs ressalta que as Agropecuárias representam 25,66% do total de cooperativas existentes no Estado e participam com 60% do PIB agropecuário gaúcho, empregando 60% das pessoas que trabalham no sistema cooperativo no Estado. Elas são o suporte social e econômico dos produtores e da produção agropecuária do Rio Grande do Sul, auxiliando o governo em seus programas de armazenagem, escoamento da safra, compras para os programas sociais, na comercialização dos produtos agrícolas, bem como na assistência técnica continuada. (Fonte: Ocergs)
 

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Encontro discute monitoramento do sistema cooperativista

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Nesta quinta e sexta-feira (24 e 25/3), a OCB sedia o Encontro Nacional de Monitoramento, em Brasília (DF). De acordo com a gestora da área promotora, Susan Vilela, a Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, o encontro vai promover nivelamento de conhecimento e o alinhamento do pensamento sistêmico sobre a importância da área monitoramento para o desenvolvimento dos trabalhos.

Participarão do evento 25 técnicos de unidades estaduais, além de 14 profissionais da unidade nacional. A iniciativa contempla um dos objetivos do Planejamento  Estratégico do Sescoop: “monitorar desempenhos e resultados com foco na sustentabilidade das cooperativas”. Susan espera ainda que sejam estabelecidas diretrizes nacionais de monitoramento.

No primeiro dia do encontro haverá um nivelamento do conceito da autogestão com a contextualização histórica no Brasil, regulações por atividade econômica ou por personalidade jurídica nos diferentes períodos de tempo. O panorama atual das atividades de monitoramento no Sescoop também fará parte da programação. Já no segundo dia, serão apresentadas atividades de referência de algumas unidades estaduais e haverá atividades em grupo. O evento acontecerá na sede da OCB, em Brasília (DF).
 

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Sicredi Pioneira RS recebe visita de duas cooperativas do Sistema

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Durante a sexta-feira, dia 18, a Sicredi Pioneira RS recebeu a visita de duas cooperativas do Sistema: a Sicredi Região dos Vales, do Rio Grande do Sul, e a Sicredi Cataratas do Iguaçu, do Paraná. Ambas foram recepcionadas na Associação dos Colaboradores da Pioneira, em Nova Petrópolis.

As cooperativas conheceram o case da Sicredi Pioneira RS, que aborda a sua estrutura e o funcionamento, assim como as estratégias. Após o almoço de confraternização, as cooperativas visitaram os pontos históricos do cooperativismo em Nova Petrópolis.

A comitiva da Sicredi Região dos Vales era composta por assistentes administrativos, gerentes de negócio, caixas e estagiários; enquanto os representantes da Cataratas do Iguaçu eram gerentes administrativo-financeiros, analistas de crédito, tesoureiros, entre outros.

Para Márcio Port, presidente da Pioneira, “é uma grande satisfação para nós, da Pioneira, recepcionar colegas de outras cooperativas do Sistema, que têm a nossa cooperativa como modelo”. (Fonte: Sicredi/Pioneira)
 

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Sescoop anuncia segunda etapa de processo seletivo

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga nesta segunda-feira (21/03) o resultado da primeira etapa do Processo Seletivo nº 01/2011, para contratação de Técnico de Patrimônio e Suprimento de Materiais, e convoca os candidatos aprovados para a segunda fase. Clique aqui para acessar o comunicado referente ao respectivo processo, que é conduzido pela Gerência de Pessoas da unidade nacional do Sescoop.
 

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Profat tem inscrições prorrogadas até o dia 31

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Jovens com idade entre 15 e 17 anos podem participar do Programa de Formação para o Trabalho (Profat), oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SP). O programa oferece 25 vagas em São Paulo e 25 vagas em Santo André e abordará os seguintes temas: cooperativismo, cidadania, mundo do trabalho, tecnologia, comunicação e rotinas administrativas.
 
As inscrições ocorrem até o dia 31 de março e os interessados devem preencher a ficha de inscrição e a ficha socioeconômica disponíveis aqui ou pessoalmente no Sescoop/SP (Rua Treze de Maio, 1376, Bela Vista, São Paulo). Os pais e/ou responsáveis devem ainda participar da palestra informativa do programa.
 
O Profat tem como objetivo contribuir com a inclusão social de jovens, por meio de ações educativas que promovam o desenvolvimento de competências que facilitem a integração e a inserção no mundo do trabalho. O programa objetiva ainda a geração de renda e a participação dos jovens na sociedade. O curso possui carga total de 280 horas, no período das 13h às 16h30, com aulas quatro vezes por semana.
 
 
Mais informações pelo telefone (11) 3146-6291. Saiba mais

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Sescoop/SP oferece cursos de Excel

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Com o objetivo de capacitar cooperados e colaboradores de cooperativas para o uso de funcionalidades intermediárias e avançadas no Excel, o Sescoop/SP promove cursos em São Paulo, Ribeirão Preto e Marília, nos meses de abril e maio.

Excel Intermediário, Excel Avançado e Matemática Financeira no Excel são os treinamentos oferecidos, que serão realizados nas três cidades. Os cursos, que são gratuitos para cooperados e colaboradores de cooperativas regulares na Ocesp e no Sescoop/SP, fazem parte do Programa de Educação Continuada, que oferece uma série de ações educativas que contribuem para o aprimoramento da gestão e dos resultados das cooperativas. (Fonte: Ocesp)
Confira a Agenda de Cursos e Eventos do Sescoop/SP 

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Profissionais do Sescoop/PR conhecem metodologia canadense

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Conhecer em detalhes a metodologia de análise que dimensiona o desempenho social e econômico de um empreendimento. Esse é o objetivo do treinamento realizado com os profissionais do Sescoop/PR durante esta quinta-feira (17/03), no Hotel San Juan, em Curitiba. A consultora Maria Angelica Imperador de Paula, da empresa canadense MCE Conseils, e o coordenador geral da Caixa de Economia Solidária do Sistema Desjardins, Jean Bergevin, estão explicando o funcionamento e as características da ferramenta de avaliação. A atividade foi aberta pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. De acordo com o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, a metodologia foi conhecida durante viagem ao Canadá de participantes do Programa de Formação de Líderes e Executivos, em 2010.

Consultores - Para ampliar os conhecimentos sobre o manual, o Sescoop/PR decidiu trazer os dois consultores para que ministrassem um treinamento aos profissionais paranaenses. "É uma ferramenta muito interessante que mede o equilíbrio entre a dimensão social e econômica da cooperativa. Em geral, hoje, a avaliação dos bancos considera apenas o aspecto econômico e relega a um terceiro plano a viabilidade e o impacto social de um empreendimento", explica. Segundo Boesche, a ideia é conhecer a metodologia, que pode tornar-se um referencial à criação de uma ferramenta similar no Paraná, com adaptações à realidade e especificidades do sistema cooperativo do estado. O método de análise canadense foi criado por meio de uma parceria entre empresas privadas, muitas das quais eram agentes financiadores de cooperativas, com a participação da Caixa de Economia Solidária do Sistema Desjardins. Fundado em 1900, em Quebec, no Canadá, o sistema de cooperativas de crédito Desjardins administra ativos superiores a 150 bilhões de dólares. 

Empreendimento diferenciado - Para Jean Bergevin, coordenador da Caixa de Economia Solidária Desjardins, é preciso ressaltar que uma cooperativa é um empreendimento diferenciado, que não visa o lucro. "É claro que o lado econômico é importante, mas não se pode esquecer a finalidade do cooperativismo e seu alcance social. É esse aspecto que a nossa metodologia de análises considera, buscando uma avaliação de equilíbrio socioeconômico", afirma. 

Método - Segundo a consultora Maria Angélica Imperador de Paula, a maioria das avaliações de desempenho eram adaptadas de empresas capitalistas tradicionais. "Faltava um método que pudesse mensurar gestão participativa, autogestão, democracia e os demais princípios do cooperativismo. Uma análise de balanço não considerava esses aspectos e por isso a importância da criação desta ferramenta específica, que dá uma abertura maior para uma avaliação mais positiva da atuação das cooperativas", conclui. (Fonte: Ocepar)

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