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De acordo com o II Censo Nacional de Cooperativas e Sociedades de Fomento Rural realizado pelo Instituto Nacional de Estatística e pela Confederação Uruguaia de Entidades Cooperativas, existem no Uruguai aproximadamente mais de mil cooperativas.
Um em cada três uruguaios faz parte como sócio, gerando um valor de produção que permeia os 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Essas entidades ocupam um espaço significativo na economia do país, provendo serviços financeiros, de saúde e transporte, promovendo soluções habitacionais para seus integrantes, produzindo leite, grãos e diversos alimentos, entre outros.
Segundo declarações do diretor executivo do Instituto Nacional de Cooperativismo (Inacoop), Danilo Gutiérrez, as organizações cooperativas registraram uma expansão nos últimos anos, em particular a categoria de "produção ou trabalho associado", especialmente no que diz respeito aos serviços. Gutiérrez destaca também que há no momento muitas cooperativas de habitação em formação, possivelmente resultado da expectativa das pessoas em torno das soluções habitacionais que o governo se propõe a adotar.
O diretor do Inacoop afirma ainda estão em processo de formação algumas cooperativas agrárias com um "perfil mais social" que as atuais, em particular de pequenos produtores, colonos ou aspirantes a colonos das terras que integram o Instituto Nacional de Colonização, que começam a oferecer serviços.
Segundo uma pesquisa de opinião sobre as cooperativas no Uruguai, encomendada pela Confederação Uruguaia de Entidades Cooperativas (Cudecoop) e publicada no jornal “El País” em 14 de janeiro, 42,5% das pessoas consideram que essas organizações funcionam "bem" e 7,8% acreditam que funcionam "muito bem". Isto se deve à boa organização, aos serviços prestados e aos resultados que os sócios recebem. Em contrapartida, 26,5% consideram que as cooperativas têm um funcionamento "regular" e 6,1%, "mau" ou "muito mau". O restante dos entrevistados não se pronunciou.
Censo
Segundo os resultados primários do último censo - que coletou dados entre 2008 e 2009 - existem no país 1.165 cooperativas, das quais 610 operam em Montevidéu e o restante no interior. Regionalmente, Canelones é o departamento com mais entidades (103), seguido por Colônia (50) e Paysandú (47). Em 2009, foram inscritas 317 novas cooperativas, segundo dados do Inacoop.
Em conjunto, as cooperativas produzem o equivalente a aproximadamente 3% do PIB. Mantendo-se essa participação, o valor da produção gerada em 2010 por esse setor equivaleria a uns US$ 1,2 milhões. Os setores das cooperativas que mais contribuem com valor de produção são as agrárias e as habitacionais, conforme o levantamento.
A massa social que respalda esse modelo de gestão é de 1.250.968 pessoas, sendo 907.698 o número de participantes ativos. O primeiro censo setorial, realizado em 1989, revelou que 843 cooperativas estavam integradas por 613.998 sócios. Com essa nova pesquisa, revela-se que no período intercensos desapareceram 357 entidades, mas se criaram outras 679, perfazendo o total de 1.165.
Segundo o novo censo, o maior número de cooperativas é do ramo habitacional, com 581 entidades e 22.943 cooperados. Dentro desse ramo, 77% se enquadram na categoria "ajuda mútua" e 22% correspondem às de "depósito prévio". Em seguida vêm as de "produção ou trabalho associado", com 227 cooperativas, 6.140 cooperados e 10.708 empregados. Em terceiro lugar, aparecem as cooperativas sociais, com 95 entidades e 1.586 cooperados.
As instituições cooperativas dedicadas a captar depósitos e conceder créditos são 68, e possuem mais de um milhão de associados. As menos numerosas são as destinadas a satisfazer necessidades de consumo (33 instituições, com 194.934 cooperados). Classificadas de acordo com as sobras que geram, as de maior peso são as cooperativas agrárias (com 80 entidades, 11.873 associados e cerca de $ 17,5 milhões de pesos uruguaios de faturamento anual).
Ramo Consumo
As cooperativas dedicadas a atender ao consumo foram pioneiras no país e suas origens remontam à primeira metado do século XX. Enfrentaram várias crises econômicas e uma concorrência cada vez mais forte por parte das grandes cadeias de supermercados, e depois de várias fusões e quebras restaram no Uruguai três dezenas de entidades que se dedicam, principalmente, ao comércio no atacado e no varejo.
Para o presidente da Federação de Cooperativas de Consumo, Juan Zorrila, "a maioria" dessas entidades atravessa no momento "dificuldades" e se encontram "no fio da navalha". Recentemente, a Federação pleiteou junto ao Ministério de Economia e Finanças a possibilidade de que as compras realizadas nas cooperativas de consumo possam ser dedutíveis do Imposto ao Valor Agregado, como acontece para certos compras pagas com cartão de crédito.
Zorrila disse que está estudando a forma de colocar em prática e financiar uma "central de"
O Valor Bruto da Produção (VBP) no Centro-Oeste deve subir 34,5% em 2011. O estudo do Ministério da Agricultura, realizado em janeiro, a partir das safras e preços de mercado das 20 principais lavouras do país, aponta que a região terá maior crescimento no VBP este ano alcançando R$ 48,7 bilhões. O valor estimado para o país é de R$ 184,2 bilhões, 4,6% maior que o registrado no ano passado. O resultado, se confirmado até o fim do ano, será recorde em 14 anos.
“O número pode ser ainda maior nas avaliações dos próximos meses, já que os preços usados no cálculo da pesquisa ainda são de novembro de 2010”, avalia José Garcia Gasques, coordenador de Planejamento Estratégico do ministério e responsável pelo estudo Soja e algodão são os produtos que puxaram para cima o Valor Bruto da Produção no Centro-Oeste, principalmente no Mato Grosso, onde o resultado deverá ser 55,4% superior ao verificado em 2010. “Os preços estão bons para o produtor e a safra será a melhor da história, no caso do algodão. E, como o estado é maior produtor da pluma no país, acabou sendo beneficiado”, explica Gasques. A pesquisa informa um VBP de R$ 31,6 bilhões no estado. Somente o valor da produção do algodão, em Mato Grosso, deve crescer 133% em 2011.
Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que safra 2010/2011 de algodão no Mato Grosso será 70,4% maior que a obtida no ciclo 2009/2010. A produção deve chegar a 994 mil toneladas contra 583,5 mil toneladas colhidas na safra anterior. A área plantada também terá aumento expressivo ─ 56,3% ─ alcançando 669 mil ha. No país, a produção estimada da pluma é de 1,9 milhão de toneladas, o maior da história.
Além do Centro-Oeste, as regiões Nordeste (14,9%) e Norte (0,04%) devem ter crescimento no valor da produção em 2011. No Norte, destaque para a mandioca produzida, principalmente, no Pará. No Nordeste, o valor conjunto das lavouras como algodão, banana, soja, milho e feijão resulta em um desempenho positivo.
Em São Paulo, os bons números da laranja compensam a queda no VBP da cana-de-açúcar. Em Minas Gerais, com VBP previsto de R$ 18 bilhões (1,6%) os resultados foram favorecidos pelo aumento do valor da produção de café e milho.
Brasil
Considerando o Valor Bruto da Produção Nacional, as lavouras com melhor desempenho são uva (53,9%), algodão (46%), feijão (34,4%), laranja (12%) e mandioca (11,8%). Terão também crescimento, mas em menor proporção o arroz, a banana, o café, o milho e a soja. O VBP da uva deve alcançar R$ 4,3 bilhões; o do algodão, R$ 4,5 bilhões; o do feijão, R$ 7,8 bilhões; o da laranja, R$ 13 bilhões e o da mandioca, R$ 6,6 bilhões. A soja, produto com maior valor entre as lavouras analisadas, terá aumento de 6% e deve chegar a R$ 48 bilhões.
O trigo (- 25,8%) e a cebola (- 62,5%), em contrapartida, terão queda no valor da produção.
Entenda melhor
Elaborado pela Assessoria de Gestão Estratégica desde 1997, o Valor Bruto da Produção é calculado com base na produção e nos preços praticados no mercado das 20 maiores lavouras do Brasil. Para realizar o estudo, são utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O VBP é correspondente à renda dentro da propriedade e considera as plantações de soja, cana-de-açúcar, uva, amendoim, milho, café, arroz, algodão, banana, batata-inglesa, cebola, feijão, fumo, mandioca, pimenta-do-reino, trigo, tomate, cacau, laranja e mamona.
Mensalmente, o Ministério da Agricultura divulga a estimativa do valor da produção agrícola para o ano corrente. Esse valor pode ser corrigido, conforme as alterações de preço e a previsão de safra anunciados ao longo do ano. (Laila Muniz)
Faça o download do estudo referente ao mês de janeiro
No próximo dia 21 (segunda-feira), a equipe técnica do Departamento de Fomento e Desenvolvimento da OCB-GO retomará o Programa de Visitas que já se encontra na sexta edição. O objetivo é reforçar os laços da organização com suas cooperativas registradas, colhendo sugestões que visam aprimorar os serviços prestados pelo sistema OCB/SESCOOP-GO.
Durante o programa serão visitadas todas as cooperativas que compõem o quadro social do sindicato. As cooperativas da região metropolitana de Goiânia serão as primeiras a receber a visita técnica. Logo depois a equipe seguirá para o Norte do estado.
No encontro será levado aos dirigentes das cooperativas, documentos informativos que contêm vários subsídios para a gestão da cooperativa. Também será realizado uma coleta de dados para elaboração de um raio-x do setor, o Censo do Cooperativismo Goiano, cuja nova edição está programada para junho deste ano.
A orientação é para que as cooperativas respondam com antecedência aos questionários do programa, que serão enviados por email na próxima segunda-feira (14) às cooperativas. Estes formulários buscam informações específicas de caráter econômico, financeiro e social das cooperativas.
O preenchimento completo do questionário é importante para uma identificação correta do tamanho e valor do cooperativismo goiano para a economia dos municípios e do estado de Goiás. Mais informações sobre o Programa de Visitas podem ser obtidas pelos telefones (62) 3240 2607 / 2608 / 2609 ou email
(Fonte:OCB/GO)
Envolvimento da alta gestão no processo de qualidade, divulgação e entrega do manual de captação de órgãos, metodologia de controle de validade por cores dentro do almoxarifado, gestão com responsabilidade social e cartilha que incentiva o aleitamento materno.
Estes foram alguns dos pontos fortes destacados pela equipe do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), durante a segunda avaliação de manutenção do título da Acreditação Hospitalar no Hospital Unimed Chapecó. O processo de avaliação foi feito recentemente durante visita periódica dos avaliadores Alexandrer Aredes, Renata Bozzuto e Silvana Camelotti.
Os resultados foram apresentados para os membros da diretoria, do setor de Gestão da Qualidade e do Marketing. “A equipe do IQG visita os setores do hospital, com o objetivo de observar as rotinas, gerenciamento de riscos, protocolos clínicos e demais documentos que garantam a qualidade e a segurança prestada ao paciente”, explica a coordenadora de Gestão da Qualidade da Unimed Chapecó, Kátia Meneghini.
O certificado da Acreditação foi conferido ao Hospital Unimed Chapecó em dezembro de 2009, de acordo com as diretrizes da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A metodologia estabelecida pela ONA prevê visitas periódicas para avaliação da continuidade dos trabalhos desenvolvidos durante o processo de certificação.
Os profissionais responsáveis pela avaliação fazem parte de uma equipe multiprofissional com experiência em hospitais de grandes centros de referência nacional, proporcionando um benchmarketing entre a rede de hospitais acreditados. A primeira avaliação de manutenção do título foi no mês de julho de 2010 e os resultados foram excelentes.
Acreditação Hospitalar
A Acreditação Hospitalar representa uma evolução na área da saúde, com mudança substancial nas instituições acreditadas. É a implementação da qualidade nos serviços de saúde, onde todos os processos são monitorados em busca de melhoria contínua.
Também é tecnicamente conceituada como um procedimento de avaliação dos recursos institucionais, que garante a qualidade da assistência aos pacientes por meio de padrões previamente aceitos.
A Acreditação é composta por três níveis: segurança; processos e resultados. Entre as vantagens do processo, estão o estímulo à melhoria contínua da qualidade; valorização na imagem da instituição; redução de desperdícios; redução de custos dos procedimentos; aumento da segurança dos clientes; além de ser um sistema de gestão reconhecido nacionalmente.
(Fonte: MBComunicação)
No dia 16/2, quarta-feira, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) assinará convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) com o objetivo de ampliar a oferta do programa de formação de aprendizes para as cooperativas.
Com três anos de atuação, o programa “Aprendiz Cooperativo” atende 289 jovens, contemplando nove cidades do interior paulista. O convênio permitirá ao Sescoop-SP a ampliação do alcance do programa a todo interior paulista, graças a capilaridade do CIEE.
Segundo Maria Ester Duarte P. Rechi, gestora do programa do Sescoop-SP, o convênio possibilitará o pronto atendimento da demanda represada. Assim que firmado, cooperativas que atuam em 15 municípios paulistas vão contratar mais 71 aprendizes no programa Aprendiz Legal, do CIEE, que beneficia jovens com idade entre 14 e 24 anos que, pela primeira vez, ingressam no mercado de trabalho, agora pela porta de uma cooperativa
“Diariamente as cooperativas procuram o Sescoop/SP interessadas no programa, já que manter jovens em início de carreira em seus quadros é uma condição estabelecida por lei. Para realizar esse trabalho em todo o Estado, como estamos fazendo com o CIEE, seriam necessários investimentos em infraestrutura e pessoal em diversas localidades, o que levaria tempo e vultosas quantias”, explica.
“Com essa iniciativa, o Sescoop-SP realiza uma relevante ação de responsabilidade social, pois reforçará a empregabilidade de centenas de jovens abrindo-lhes melhores perspectivas de futuro”, acrescenta Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE . “Adicionalmente, contribuirá para facilitar o cumprimento da importante Lei da Aprendizagem por suas cooperativas associadas”, completa .
O “Aprendiz Cooperativo” foi desenvolvido conforme a Lei da Aprendizagem Profissional. Consiste na formação prática e teórica, com o objetivo de promover a inserção do jovem no mercado de trabalho formal, oferecendo a ele ao mesmo tempo a possibilidade da colocação profissional e da qualificação.
Estão enquadradas na Lei da Aprendizagem as cooperativas que têm no mínimo sete funcionários em regime CLT e que tiveram movimentação financeira maior que R$ 2,4 milhões no ano anterior.
Enquanto faz o curso profissionalizante, o jovem aprendiz pratica a teoria, oferecida pelo CIEE, na rotina administrativa de uma cooperativa. Para a jornada de seis horas diárias, o jovem contará com registro em carteira, salário mínimo hora, FGTS e vale - transporte .
Para a implantação do convênio, o Sescoop/SP se responsabiliza pela formação do quadro de instrutores do CIEE, que vão oferecer a doutrina cooperativista aos jovens que participarão do “Aprendiz Cooperativo”. Assim, além da qualificação oferecida por meio do Programa Aprendiz Legal, o jovem cumprirá o módulo de 64 horas sobre cooperativismo. O programa tem duração de 12 a 24 meses e, ao término, o jovem recebe certificado concedido conjuntamente pelo Sescoop/SP e CIEE.
“Nossa proposta é que, por meio deste convênio, os jovens possam no futuro optar por ser empreendedores e compartilhar a gestão de um negócio no modelo cooperativista. O cooperativismo é uma tendência de mercado”, comenta Maria Ester.
Para o presidente do Sescoop/SP, Edivaldo Del Grande, esse convênio pode contribuir para amenizar a necessidade de renovação nas cooperativas. “A sociedade brasileira ainda não entende o que é uma cooperativa. É preciso ensinar ao jovem os valores e princípios, os benefícios e a força do cooperativismo, para que ele possa se interessar e dar continuidade a essa estrutura de negócio, cujo foco é a qualidade de vida das pessoas, a distribuição mais justa da renda, o equilíbrio socioeconômico das comunidades ”, avalia Del Grande.
Estarão presentes na solenidade de assinatura do convênio, Ruy Martins Altenfelder Silva e Luiz Gonzaga Bertelli, respectivamente presidentes do Conselho de Administração e Executivo do CIEE; Luiz Gustavo Coppola, superintendente de Atendimento no Estado de São Paulo, e Sylvana Rocha, gerente do Programa Aprendiz Legal. Pelo Sescoop/SP, participarão o presidente Edivaldo Del Grande, o gerente de formação profissional, Alexandre Ambrogi, a coordenadora de formação técnica, Maria Ester Duarte, e a orientadora educacional Jaciara Barbosa de Oliveira.
(Fonte: Sescoop/SP)
Cerca de 50 profissionais entre contadores e administrativos participam do 1o. Workshop de Contribuição Previdenciária para cooperativas do Estado do Amazonas. A abertura do evento, que está sendo realizado no auditório da Uniodonto, no Centro de Manaus, foi feita pelo presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Jr. O Sistema OCB/Sescoop-AM promove o encontro.
O presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Julio Ramon, parceiro na realização do workshop, também participou da abertura e acompanhou a palestra proferida pelo auditor fiscal licenciado da Receita Federal do Brasil, João Luiz Póvoa, especialista nas áreas de Direito Tributário, Previdenciário, Trabalhista, Público e de Gestão.
O workshop começou na manhã dessa quinta-feira (10/2) e vai até a tarde desta sexta (11/2). A tarde da sexta-feira, a partir das 14h, será dedicada à palestra dos representantes do Sescoop Nacional, Carlos Baena e José Luiz Mendes, que vão falar da “importância do SESCOOP para o cooperativismo brasileiro”, da “Conscientização dos dirigentes de cooperativas para o recolhimento correto das contribuições para o sistema OCB/Sescoop”, do “Enquadramento das cooperativas no grau de risco correto” e, finalmente, do “Papel do Sescoop como orientador para as contribuições ao sistema cooperativista”.
Preparado para contadores e demais profissionais que trabalham nas áreas de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, Administrativa, Tributária, Controle, Gestão e outras afins, o workshop, que traz o tema “Cooperados e Empregados - Retenções Previdenciárias e Informações na GFIP/SEFIP/Ênfase às Contribuições ao Sescoop”, tem como proposta atualizar e interpretar a Legislação Federal, suas alterações e Atos Normativos dispostos sobre Retenção de Contribuições Previdenciárias e Obrigações Acessórias Tributárias, através das contratações pelas Cooperativas e em qualquer atividade, inclusive de construção civil; e ainda demonstrar a geração e extração do arquivo SEFIP.RE, orientando e conduzindo os participantes nos registros de informações, eliminação de incorreções e infrações, através dos mecanismos dos aplicativos do SEFIP – Versão Atualizada, com ênfase às diversas situações de retificações.
(Fonte: OCB-Sescoop/AM)
Conhecer melhor as habilidades pessoais e profissionais e desenvolver um plano de ação para potencializá-las no dia a dia. Este é o principal objetivo da Avaliação de Desempenho por Competências, que está sendo respondida ao longo de fevereiro pelos colaboradores da Unimed Londrina.
A iniciativa faz parte do programa Gestão por Competências, implantado na Cooperativa há dois anos, que já desenvolveu uma série de capacitações com diretores, gestores, especialistas e analistas e em 2011 foi estendido a todos os outros cargos.
Nesta etapa do processo, cada colaborador participa de duas avaliações: a primeira feita por ele mesmo, e a segunda pelo analista ou gestor para quem responde diretamente em sua área. Para responder o questionário, todo o quadro funcional da Cooperativa passou recentemente por um treinamento com a consultora Léia Wessling, da CC&G.
"As avaliações vão diagnosticar e analisar o desempenho individual dos colaboradores durante 2010, levando em conta as atividades que realizaram, as metas estabelecidas, os resultados alcançados e o potencial de desenvolvimento de cada um neste período", explica a consultora.
Durante o treinamento, Léia explicou ainda que o objetivo das avaliações não é apontar a ausência de competências do colaborador, mas descobrir como aproveitar melhor as suas habilidades.
"A auto-avaliação promove autoconhecimento, um item fundamental para a evolução pessoal e profissional de qualquer pessoa. Ao ser avaliado, por sua vez, o colaborador consegue entender como o seu comportamento está sendo visto pelo seu gestor ou analista. Com essas informações, tem condições de buscar o auto-desenvolvimento, de descobrir que caminho trilhar para atingir seus objetivos profissionais, e de construir, por exemplo, a carreira almejada na empresa", detalhou a consultora.
Depois do preenchimento dos questionários, os colaboradores receberão um posicionamento do avaliador e, em consenso, os dois montarão um plano de ações (PDI - Plano de Desenvolvimento Individual) para corrigir as falhas e potencializar as competências apontadas, estabelecendo juntos uma periodicidade para acompanhamento do desenvolvimento destas iniciativas.
Liderança foi preparada para as avaliações e feedbacks
No mesmo período, diretores, superintendentes, especialistas e analistas foram preparados pela consultora para realizarem a avaliação de suas equipes e os feedbacks que serão repassados aos mesmos.
Este grupo participa pela segunda vez da Avaliação de Desempenho por Competências. No ano passado eles foram avaliados pelo seu superior imediato, e com exceção dos analistas, avaliaram seus subordinados diretos. Nesta etapa o ciclo de avaliações se repete com todos, com a novidade de que os analistas avaliarão, pela primeira vez, as suas equipes. (Fonte: Unimed Londrina)
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Com o objetivo de aproximar-se cada vez mais de seus associados, a Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel), através do provedor CertelNET, está disponibilizando desde janeiro o sinal da Internet, via banda larga, para o município de Progresso (RS). Em 2010, o provedor também ingressou em Santa Clara do Sul, Boqueirão do Leão, Colinas, Brochier e Maratá.
Segundo o gerente técnico Marcus Vinícius Lazzari, algumas inovações estão previstas para este ano a fim de tornar o acesso à Internet ainda mais eficiente. Uma delas, que inclusive já está funcionando, é a implantação da rede de fibra ótica no Bairro Montanha, em Lajeado.
“Com o que há de mais moderno, os lajeadenses têm agora uma capacidade de transmissão mais elevada e podem agregar serviços com maior demanda de velocidade, a exemplo do que já existe em Teutônia. Outros locais também deverão receber fibra ótica em breve”, afirma.
Lazzari ressalta que, para proporcionar mais confiabilidade aos assinantes, que hoje estão distribuídos em 27 municípios da região, a CertelNET também investiu em equipamentos e rádios mais modernos, sempre de acordo com a legislação.
(Fonte: Certel)
Na noite do dia 09 de fevereiro de 2011, a Coopercarga comemorou seus 21 anos de história. Uma data para várias comemorações, pois a noite também contou com a posse da nova diretoria e despedida do então diretor presidente Dagnor Roberto Schneider – que permaneceu no cargo por 16 anos. Osni Roman assumiu oficialmente a presidência da Coopercarga.
O evento, que reuniu autoridades, cooperados, colaboradores, clientes, parceiros e imprensa, no Clube 29 de Julho, em Concórdia (SC), reservou muitas surpresas. Dagnor Roberto Schneider recebeu homenagens da Coopercarga, dos colaboradores, parceiros, amigos e familiares, que fizeram questão de homenagear, de alguma forma, aquele que tanto contribuiu para a idealização do sonho de 143 pequenos transportadores – há mais de 20 anos, de tornar a Coopercarga uma das maiores empresas de transporte do país.
Na oportunidade, aconteceu também o lançamento de um Relatório de Gestão, concebido pela Coopercarga com o intuito de relatar, ano a ano, passo a passo, o crescimento da organização, as dificuldades e as conquistas. É um presente da Coopercarga para todos que participaram da história da cooperativa, que através deste relatório, está devidamente registrada.
Posse da nova diretoria
Logo após as homenagens, o novo Conselho de Administração – eleito em Assembléia no dia 25 de janeiro de 2011, foi empossado. Também tomaram posse os Conselhos de Ética e Fiscal. Dagnor Roberto Schneider transmitiu o cargo à Osni Roman, que assumiu oficialmente a presidência da Coopercarga.
Osni, que desde 1995 acompanha Dagnor na vice-presidência, possui uma história e participação singular na constituição e desenvolvimento da organização. Atuou ao longo dos anos não somente na vice-presidência, mas como Diretor Comercial, gerenciado os negócios de Distribuição Urbana, Terminais de Contêineres, Armazenagem e Mercosul.
Uma experiência e convivência que certamente lhe deu todas as habilidades e competências para, a partir de agora, conduzir as próximas páginas da história da Coopercarga.
A noite ainda contou com uma homenagem especial. O jovem cantor Eduardo Mello encantou à todos com as canções “Encontros e Despedidas” e “Amigo”. Logo após, os convidados participaram de um delicioso jantar ao som do cantor Ramon Borche e Banda.
Certamente foi uma noite para ficar marcada na memória de todos que participaram dessa comemoração, que é mais uma página a ser registrada na história da Coopercarga.
(Fonte: Coopercarga)
O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, lança nesta quinta-feira, às 11 horas, na 23ª edição do Show Rural Coopavel, no Paraná, tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para feijão, soja, trigo e milho. Durante a manhã, Rossi visita a feira e se encontra com lideranças locais.
Entre os lançamentos apresentados pelo ministro, o destaque é o inoculante AzoTotal® para milho e trigo, que estará disponível aos agricultores ainda este ano. O produto é uma nova opção em biofertilizante, pois reduz o custo de produção e contribui para o equilíbrio do meio ambiente.
A unidade Embrapa Soja irá apresentar nove cultivares do grão, sendo dois lançamentos. As variedades são indicadas para Santa Catarina, Paraná, São Paulo e região sul de Mato Grosso do Sul. A Empresa também lançará duas novas cultivares de feijão, mais resistentes a doenças e adaptadas à colheita mecânica direta. (Lis Weingärtner, com informações da Embrapa)
Saiba mais
O Show Rural Coopavel acontece até 12 de fevereiro e deve receber 180 mil visitantes. Este ano, o estande do Ministério da Agricultura está montado em 150 metros quadrados, ao lado da Casa da Embrapa. No espaço, técnicos e fiscais oferecem informações sobre agronegócio, exportações, cooperativismo e meteorologia.
(Fonte: Mapa)
Inspirado pelo nome da cooperativa a que pertence e pelos princípios cooperativistas, Jair do Amaral, da Cooperativa de Reciclagem Crescer, de São Paulo, decidiu ir à luta para ampliar a atuação do negócio e com isso promover a melhoria da qualidade de vida de seus cooperados. O caminho escolhido foi uma parceria com o Banco do Brasil para a realização de um plano de negócios que projeta crescimento que ultrapassa em 100% a capacidade de atuação da cooperativa. O projeto conquistou o Prêmio Valores do Brasil 2010, na categoria Desenvolvimento Regional Sustentável, e deve receber R$ 900 mil de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para sua implantação.
Além da modernização da linha de produção com novos equipamentos e sistemas produtivos, o novo plano de negócio prevê o aperfeiçoamento da gestão administrativa, capacitação dos gestores e formação educacional dos cooperados e a geração de mais postos de trabalho, resultando no aumento da capacidade de produção e melhor atendimento da coleta seletiva. As metas são ousadas e devem ser alcançadas em 18 meses: 117% de crescimento no número de cooperados, 107% no material coletado e 123% na comercialização. A elaboração do plano e definição das metas foram estabelecidas após estudos e trabalho de técnicos em produção e logística, engenheiros e projetistas, além de um amplo trabalho de pesquisa.
Amaral, que é gestor de projetos e parcerias da cooperativa Crescer, explica que a liberação dos recursos ainda depende de assinatura do contrato, que deve ocorrer até abril. “Esse valor ainda é uma projeção e pode ser ajustado de acordo com as análises técnicas do BNDES”, esclarece. O plano também permite aporte de novos recursos no futuro.
“A conquista desse prêmio melhorou o ânimo dos cooperados. Com essa premiação, vamos poder adquirir equipamentos próprios e criar condições para a cooperativa se autossustentar”, afirma Amaral. O plano de desenvolvimento da Cooperativa concorreu com outros 230 projetos de todo o país indicados pelas superintendências estaduais do Banco do Brasil. A Cooperativa Crescer possui 45 cooperados e recolhe em média 8 toneladas de material reciclável diariamente na Central de Triagem.
Iradélia Reis Silva, consultora técnica em cooperativismo do ramo produção do Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo), que participa de encontros periódicos de organizações interessadas em processos de reciclagem, explica que a proposta da entidade é oferecer condições para que outras cooperativas alcancem o êxito da Crescer. “O nosso desafio é estimular os cooperados a buscar alternativas para diversificar e melhorar os negócios”, esclarece. (Fonte: Ocesp)
A participação dos produtores de grãos ajudou a ampliar a Expedição Safra nesta temporada. Do Rio Grande do Sul ao Maranhão, eles vêm encaminhando dados e fotografias diariamente para a equipe de técnicos e jornalistas.
Enquanto a comitiva percorre o Paraná, Leivandro Fritzen, da Serra do Quilombo (Bom Jesus, Piauí) relatou nesta segunda-feira (07/02) que lavouras de milho plantadas em outubro e de soja semeadas em novembro também apresentam excelentes condições de desenvolvimento.
Sua família ampliou o cultivo da oleaginosa de 3,1 mil para 3,8 mil hectares e o milho de 900 para 1,4 mil hectares, com abertura de novas lavouras no Cerrado.
O clima de otimismo no campo é sustentado pela evolução das cotações no mercado internacional, com a saca da soja acima de US$ 30 e a do milho além dos US$ 16 em Chicago. Conforme monitoramento da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), houve aumento de 54% e 74% no último ano, respectivamente.
Além da demanda chinesa, ainda pesa o fato de ter sido confirmada quebra de 23 milhões de toneladas na safra norte-americana do cereal, que poderia ter rendido 339 milhões (t). A soja alcança R$ 47,1/sc e o milho R$ 22,5/sc no Paraná, com avanço de 22,5% e 41,5% entre a média de janeiro de 2010 e a do mês passado, informa o Departamento de Economia Rural.
(Fonte: Ocepar)
A Cooperativa Agropecuária e Industrial de Mandaguari (Cocari), ao completar 49 anos nessa segunda-feira (7/2), e tendo passado por uma importante fase de reestruturação, atravessa um período muito positivo, com muitas conquistas a serem comemoradas. "Apesar das dificuldades, poucas vezes tivemos tanto a comemorar", disse o presidente Vilmar Sebold, ao fazer um balanço dos últimos dez anos da Cocari.
Sebold se lembra que, em dado momento, diante dos percalços enfrentados pela cooperativa, o atual presidente de honra, Dorival Malacario, comparou a Cocari com uma águia, pássaro que, para sobreviver após os quarenta anos tem que matar partes vitais de seu corpo e fazê-las renascer. A opção é enfrentar o dolorido processo de renovação ou morrer.
Assim foi com a Cocari que, para sobreviver às crises financeiras num mercado cada vez mais competitivo, precisou se reinventar, se reestruturar. A crise, que teve seu ápice em 1992, fez com que a Cocari chegasse ao ano de 1999 numa situação complicada.
"A Cocari em 1999 estava insolvente. Tinha um patrimônio líquido a descoberto, ou seja, mesmo que vendesse todo o seu patrimônio, não conseguiria saldar seus compromissos. Essa era a situação fática naquele momento", relembra.
Ele conta, no entanto, que não houve milagre, houve seriedade na condução dos problemas. "Não é um processo do Vilmar. Houve muita gente que acreditou. É um processo de todos os colaboradores, associados e da comunidade em que estamos inseridos, que acreditaram que era possível", resume.
"O discurso convence, o exemplo arrasta", disse Sebold, se referindo à transparência e igualdade com que sempre tratou todos os cooperados e membros da Diretoria e dos conselhos Fiscal e de Administração.
A palavra chave na Cocari nos últimos anos é modernização. Os parques industriais estão passando por uma grande transformação, com a construção simultânea de duas Fábricas de Rações, um refeitório, um escritório, uma área de treinamento e uma de fomento.
A dedicação das equipes da Fiação fez a diferença. "Fiquei extremamente impressionado pelo que a equipe conseguiu fazer. Temos um prédio antigo, com 100% das máquinas novas, montadas ou em fase final de montagem, mantendo a produção", salientou o presidente da Cocari. O mesmo já havia ocorrido em Maringá, tempos atrás.
O vice presidente da Cocari, Luiz Carlos Fermino da Rocha, detalha as melhorias das indústrias. "Na unidade de Mandaguari iniciamos a modernização em 2001, com aquisição do primeiro filatório automático. Em 2009 e 2010 fizemos a troca de todos filatórios, substituímos todas as conicaleiras, sala de abertura, cardas. Em resumo, montamos praticamente uma fábrica nova em condições de produzir fios cardados e penteados."
Além das unidades fabris, praticamente todos os entrepostos das áreas de abrangência da Cocari foram modernizados. No final de dezembro, cinco unidades armazenadoras de grãos foram certificadas nos seus processos de armazenamento, sendo elas Borrazópolis, Cruzmaltina I, Faxinal, Marilândia do Sul e Placa Luar.
Traduzindo em números, a Cocari tem muito a comemorar. Seu quadro de colaboradores, que há dez anos era de 600 funcionários, saltou para 1.080. Os cooperados somam cerca de 5.200. Quanto ao faturamento, Sebold revela entusiasmado: "nós crescemos muito. Fechamos o ano de 2010 com faturamento de R$ 530 milhões". Quando a gente colocava R$ 500 milhões como meta, parecia para todo mundo um sonho de um maluco, que estava vendo coisas que não existiam", recorda.
A retomada das atividades da Cocari em Goiás também apresentou resultados positivos. "No primeiro ano de desafio, dos R$ 530 milhões de faturamento da cooperativa, R$ 60 milhões vêm da estrutura da Divisão Cerrado", informa.
"Graças ao empenho de toda uma equipe, a credibilidade dos associados do Paraná, em aprovar, depois de tanto tempo, a volta, e dos associados de Goiás, por acreditarem que nós temos competência e capacidade para reverter aquela quadro negativo". Para o futuro, a projeção é ousada. Em 2011, a meta é que o faturamento alcance os R$ 630 milhões. Para 2015, o objetivo é atingir R$ 1 bilhão.
Os projetos que compõem os Novos Negócios da Cocari, iniciados em 2008, após a alienação da Destilaria de Álcool, estão em franco desenvolvimento, cumprindo, assim, o objetivo principal da medida, que era aumentar as possibilidades de diversificação das propriedades dos cooperados, agregar valor aos seus produtos e beneficiar um número maior de produtores.
O Projeto Aves, composto pelo Abatedouro, Centro de Treinamento Avícola (CTA) e a Fábrica de Rações para Aves está em plena fase de implantação. O CTA, ou Granja-escola, está em atividade desde novembro de 2010 e já trabalha com o segundo lote de pintainhos e segunda turma em treinamento.
Composto por quatro galpões, com capacidade de alojamento de at&eac"
Superintendentes e técnicos de planejamento das unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) estão reunidos em Brasília (DF) para construir um alinhamento estratégico sistêmico. Eles participam de um evento de capacitação promovido pela unidade nacional do Sescoop, na sede do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). A ação reúne cerca de 60 participantes e tem a coordenação da Assessoria de Gestão Estratégica da unidade nacional.
Na abertura do encontro, o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos, enfatizou que o trabalho será realizado a partir de um processo de construção participativa. “Nossa intenção é disseminar informações e capacitar os estados para a elaboração dos seus respectivos planejamentos estratégicos, contemplando suas especificidades, tendo como diretriz o Planejamento Estratégico Sescoop 2010-2013", disse.
Nesta segunda-feira, foram apresentados o ciclo de planejamento estratégico do Sescoop, princípios e premissas, metodologia de elaboração, entre outros temas, além de trabalhos em grupo.
A capacitação se estenderá até esta quarta (9/2). Clique aqui para acessar a programação.
O Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL) vai iniciar no próximo dia 17 as aulas da 3ª turma do Programa Jovens Lideranças Cooperativistas na Cooperativa Pindorama, município de Coruripe (AL). A novidade é que nesta terceira turma 25 jovens entre 14 e 21 anos, filhos e netos de colonos farão parte do projeto.
A turma anterior, que terá as atividades concluídas este mês, vai formar 14 jovens. De acordo com a gerente de capacitação do Sescoop/AL, Marivá Pereira, o aumento no número de vagas veio para atender um pedido da cooperativa que integrou ao programa o Projeto Pimenta Malagueta, que está gerando renda e crescimento para Pindorama.
“Foi uma seleção difícil e bastante concorrida, mas tinha que atender os critérios do programa, como está cursando ou ter concluído o ensino médio e ter uma ligação com a cooperativa. A Cooperativa Pindorama está desenvolvendo um trabalho excelente com o Pimenta Malagueta que mostra o verdadeiro sentido do cooperativismo, crescer juntos”, declarou Marivá Pereira.
A coordenadora de projetos da Cooperativa Pindorama, Solange Fialho, destacou como o projeto Pimenta Malagueta está transformando a vida dos jovens do programa. “Nosso maior desafio é mostrar ao adolescente como pode ser proveitoso trabalhar no regime de cooperativa. Aqui a renda obtida com o cultivo da pimenta entregue aos alunos, e serve como a primeira experiência de trabalho”, revelou.
(Fonte: Ocesc-Sescoop/SC)
A Confebras e a Unisul Virtual firmaram parceria para ofertar o curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas de Crédito, com metodologia à distância e avaliações presenciais, que serão aplicadas em diversas cidades do país.
É um curso de especialização, com 390 horas/aulas, voltado para formar e especializar lideranças cooperativistas do ramo crédito, ampliando seus conhecimentos e tornando-os mais preparados para o mercado. A primeira turma começará a ter aulas em fevereiro. A segunda turma, com 100 vagas, começará em agosto de 2011 e as inscrições encerram em junho. O curso tem a duração de 19 meses.
Objetivos
O objetivo geral do curso é capacitar gestores e funcionários em diversas áreas de gestão para o exercício e aplicação dos modernos conceitos e ferramentas de gestão.
Entre os objetivos específicos destacam-se: Capacitar gestores nos instrumentos de gestão de cooperativas de crédito; aprofundar temas relacionados ao mercado financeiro; e fornecer fundamentos teóricos e interação prática sobre as ferramentas econômicas e financeiras de uma cooperativa de crédito.
O público-alvo é formado por dirigentes, funcionários e conselheiros de cooperativas de crédito.
O profissional formado estará apto a analisar o ambiente econômico/financeiro para tomadas de decisões na sua cooperativa; gerir as relações entre a cooperativa e o sistema financeiro nacional; ter amplo conhecimento em empreendedorismo e das possibilidades de negócios que a cooperativa de crédito pode fomentar; projetar, planejar e gerir os serviços bancários da cooperativa; e projetar, planejar e gerir o quadro funcional da cooperativa.
Na metodologia da UnisulVirtual, é o aluno quem determina os horários de estudo e o ritmo da aprendizagem. Os estudos podem ser realizados em casa, no local de trabalho ou em outros ambientes que ofereçam condições adequadas para a aprendizagem.
O aluno tem à sua disposição um sistema tutorial composto por monitores, professores e coordenadores de curso, podendo sanar dúvidas, encaminhar suas atividades e trocar idéias.
O conteúdo das disciplinas é disponibilizado por meio do Espaço Unisul Virtual de Aprendizagem (EVA), sendo composto por conteúdos didáticos organizados através de um livro didático digital, web aulas e atividades on-line.
Os alunos fazem atividades de avaliação a distância durante a disciplina, sob acompanhamento do professor e realizam avaliações presenciais ao final de cada módulo, na cidade escolhida no momento da matrícula. A Unisul Virtual fornecerá material de apoio impresso necessário para acompanhamento do curso.
Carga horária
O curso de Pós-Graduação de Gestão em Cooperativas de Crédito acumula em sua grade curricular 390 horas com 14 disciplinas dividias em quatro módulos, sendo ministradas por docentes da Unisul Virtual e professores cooperativistas que atuam no setor.
Poderão se inscrever, no processo seletivo do Curso, portadores do diploma de graduação, que tenham aproveitamento nos indicadores constantes nos critérios de seleção, a serem publicados em edital específico.
O curso está estruturado em quatro módulos: O primeiro aborda a análise econômico-financeira e o cooperativismo, o segundo aborda gestão financeira das cooperativas de crédito, o terceiro módulo aborda a governança e a gestão de inovações das cooperativas de crédito e, finalmente, a produção científica, onde o aluno produzirá o seu trabalho de conclusão de curso.
Corpo Docente
O corpo docente é constituído por professores com sólida formação acadêmica, profissional e vivencias em cooperativas, inclusive cooperativas de crédito no Brasil e no exterior. São doutores, mestres e especialistas.
Cada módulo terá uma avaliação presencial que será realizada em pólos da Unisul. Veja o local mais próximo do seu endereço no menu inscrição. O curso possui a certificação do MEC – Ministério da Educação.
A Universidade do Sul de Santa Catarina Virtual é considerada pelo MEC uma das melhores universidades particulares do Sul do Brasil. Com 40 anos de história, a Unisul Virtual tem como características o dinamismo e a inovação. Possui atualmente um complexo estrutural de cinco campi, situados entre Florianópolis e Araranguá. Para conhecer mais sobre a Unisul Virtual, acesse www.unisul.br/unisulvirtual.
A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – Confebras –, atualmente presidida por Rui Schneider da Silva, também presidente do Sicoob Central SC, atua na luta pela disseminação da cultura cooperativista e do fortalecimento do Cooperativismo Crédito Brasileiro, através de cursos, viagens de estudos internacionais e intercâmbios.
Oferece há quase 25 anos o apoio representativo às cooperativas de crédito de t"
Falta pouco para o início de um dos mais importantes eventos agrícolas do Brasil. O Show Rural Coopavel completa, em 2011, 23 anos, e trará novidades em tecnologia para o agronegócio, de 7 a 11 de fevereiro, em Cascavel, no Paraná.
A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec faz parte da história deste evento e, desde 1989, traz ao agricultor as melhores opções em soja e milho.
Segundo o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, a participação da Coodetec no Show Rural é muito importante, pois é a maior empresa de pesquisa do Paraná e todo ano apresenta um grande número de novos híbridos e cultivares.
"A Coodetec ainda oferece informações agronômicas importantes, através de sua atualizada equipe técnica. Neste ano, a Cooperativa irá apresentar materiais ainda mais competitivos e lançamentos que irão surpreender o agricultor", destacou Grolli.
A expectativa dos organizadores é reunir mais de 160 mil visitantes. O público terá a oportunidade de conhecer as novidades que a Coodetec preparou para este ano, com destaque, na soja, para a cultivar CD 250RR-STS, superprecoce, com média de 110 dias de ciclo, crescimento indeterminado e que permite antecipação de plantio, gerando maior segurança para a safrinha de milho.
Outros lançamentos
"Na área de soja, o produtor encontrará ainda os lançamentos CD 238RR, CD 248RR e CD249RR-STS. Vamos apresentar cultivares experimentais melhor adaptadas, com ciclo e porte menor, resistência ao acamamento e tolerância às principais doenças.
Também estarão lá as cultivares já consagradas na época das convencionais, porém agora na versão RR, como as CD 202, 206 e 215", informou o gerente comercial da Coodetec, no Sul do Brasil, Marcelo da Costa Rodrigues.
Com relação a híbridos de milho, o portfólio Coodetec oferece excelentes opções ao produtor, tanto para grãos, quanto para silagem. O híbrido CD 384 continua entre os mais produtivos.
Alguns produtores já tiveram a oportunidade de conhecer, na última safrinha, a versão Herculex*I dessa semente, que também estará no nosso estande: o CD 384Hx. O coordenador de marketing e difusão da Coodetec, Charles Drummond Ayub, lembra que, além da alta produtividade, sanidade foliar e estabilidade de produção, a tecnologia Hx garante proteção contra a lagarta-do-cartucho e controle da broca-da-cana.
Para chegar até o produtor, as sementes CD passam por, no mínimo, cinco anos de testes em diversas condições, mais o tempo de pesquisa e desenvolvimento de cada variedade. De acordo com o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro, os materiais CD estão entre os mais seguros do mercado: "Temos o compromisso de lançar novos produtos e aprimorar os que já estão em nosso portfólio."
Carraro faz um convite especial ao produtor: "aproveite o Show Rural, para obter informações sobre as cultivares CD, tanto as convencionais como as com gene RR, além dos híbridos de milho competitivos, inclusive com tecnologia BT, e também as opções mais lucrativas para silagem de qualidade. Antes de chegar ao Show Rural, nos dois lados da BR, ainda é possível ver como se comportam, na lavoura, as cultivares e híbridos Coodetec."
Sistema STS
A Coodetec também irá apresentar novas cultivares com o sistema STS. Com ela o sojicultor pode combinar herbicidas, do grupo químico das sulfunilureias, para auxiliar o glifosato no combate de plantas daninhas resistentes ou de difícil controle.
Além das vantagens competitivas em relação à produtividade, sanidade e adaptação às diferentes condições regionais, a Coodetec cumpre sua missão, agregando a estes cultivares um diferencial aguardado pelos produtores. "O lançamento do sistema STS foi feito em primeira mão pela Coodetec, no Show Rural 2010, com a cultivar CD 236RR STS, a primeira do mercado que associa as duas tecnologias na mesma planta", detalhou Carraro.
O Show Rural Coopavel conta, em 2011, com 370 expositores. Além de oportunidade de negócios, os visitantes terão acesso a um restaurante típico e infraestrutura completa. A Coodetec e a Ocepar ocupam o mesmo estande, que fica bem próximo a administração do evento. Nele, os participantes terão acesso às cultivares e híbridos CD, atividades ligadas à saúde e palestras.
(Fonte: Coodetec)
Para alinhar com os colaboradores os seus objetivos e ações estratégicas no período de 2011-2014, a Unimed Londrina realizou, no final de janeiro, um dia de apresentação e atividades especiais com toda sua equipe.
Dividas em quatro turmas, cerca de 200 pessoas assistiram a uma palestra que, além de contextualizar o Planejamento Estratégico na cooperativa, explicou de forma didática e objetiva todos os elementos de seu mapa estratégico, estimulando os participantes a refletirem sobre o tema por meio de um jogo entre equipes.
No total, 11 grupos e 108 colaboradores venceram a disputa e foram presenteados com um convite de cinema. Segundo os colaboradores, a brincadeira, além de integrar as áreas, ajudou na compreensão do assunto. "Gostei muito da forma como foi realizada a apresentação.
A estratégia do jogo foi muita assertiva, pois produziu em todos os participantes o interesse em responder as questões. Além do mais, possibilitou a visualização da ferramenta S.A (Strategic Adviser) para um grande público, mostrando que a Cooperativa está sempre na vanguarda em relação as ferramentas de TI.
Outro ponto muito forte foi o elogio dos colaboradores que chegavam de cada apresentação. "Além, é claro, da premiação, que agradou muito! Creio que grande parte dos conceitos e dos objetivos do Planejamento Estratégico foi assimilado pelos participantes! ", conta Ediclei Veloso Garcia, analista de Gerenciamento de Contas.
Para reforçar a apresentação, a cooperativa continua trabalhando o tema semanalmente no Portal Corporativo, deixando a área de Planejamento e Desenvolvimento à disposição de todos para esclarecimento de dúvidas.
A expectativa da diretoria com a iniciativa é que o assunto seja incorporado na cultura da Unimed Londrina, orientando a postura profissional de cada um dos colaboradores e norteando suas escolhas e ações dentro da empresa.
(Fonte: Unimed Londrina)
A Organização Internacional do Café (OIC) acaba de emitir um comunicado informando que o Acordo Internacional do Café (AIC) de 2007, o qual regula a cooperação internacional em questões cafeeiras, entrou em vigor, ontem, dia 2 de fevereiro de 2011. “Trata-se do 7º AIC pactuado desde 1962 e terá vigência de 10 anos, com a possibilidade de prorrogação por mais oito”, explica a entidade.
(Fonte: CNC)
O presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Júnior e o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Amazonas (Mapa), Edivar Santos Almeida, reuniram-se nesta quarta-feira (2/2), para discutir parcerias para projetos do cooperativismo no Amazonas. Na pauta da reunião foram abordados planejamento e estratégias, para o avanço do setor agrícola e da economia do Estado.
Edivar Almeida, durante o encontro, indicou meios para que as cooperativas possam ter um suporte mais eficaz por parte do Mapa, e esclareceu dúvidas sobre a fiscalização técnica, o apoio com recursos financeiros e possíveis parcerias com outros órgãos públicos e privados, que possam acelerar o processo da legalização de projetos agrícolas.
Petrucio Júnior, disse que a parceria é muito bem-vinda e afirmou que cooperativismo está conquistando seu espaço no Amazonas e, também, tem crescido entre os jovens amazonenses. Segundo ele, só em 2010, oitenta e três jovens participaram do Encontro de Jovens Lideranças Cooperativistas. “Este ano, o projeto de jovens líderes cooperativistas estará nos municípios de Autazes e Manacapuru”, informou.
Almeida propôs uma aliança com a OCB/AM, para manter relação mais efetiva com a Superintendência do Mapa. “Ao reunirmos forças, podemos aglutinar todas as reivindicações e tentar sensibilizar o Ministério, em Brasília, para que possamos mostrar a eles o trabalho grandioso que é feito pelos agricultores aqui no Amazonas”, enfatizou.
Outra questão tratada no encontro foi a divulgação do cooperativismo, não enquanto instituição, mas sim atividade econômica e, sobre isso, Petrucio falou do esforço e dos investimentos da OCB/AM, que tem oportunizado um leque de opções na mídia para levar ao conhecimento do público, pautas de interesse cooperativista.
“Hoje, dispomos de um site com informações sempre novas, temos um jornal trimestral, uma revista anual, estamos nas redes sociais, e também patrocinamos um programa televisivo. Isso tudo para incentivar a divulgação dos resultados do cooperativismo no Amazonas”, declarou Petrucio.
O encontro aconteceu na sede do Sistema OCB-Sescoop/AM que fica no bairro da Cachoeirinha.
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