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Brasília (8/5/17) – O cooperativismo é um modelo econômico que tem sido, cada vez mais, foco de pesquisas acadêmicas em todo o país. Por esta razão, o Sistema OCB, com a intenção de estimular e valorizar a produção de trabalhos por professores e estudantes, abriu hoje o período de submissão de artigos e trabalhos acadêmicos a serem apresentados na 4ª edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC).
Os trabalhos inscritos devem estar vinculados a um dos quatro eixos temáticos abaixo:
Identidade e Educação;
Quadro Legal;
Governança e Gestão;
Capital e Finanças.
“Estes eixos permitem a aproximação das universidades com a rotina das cooperativas brasileiras. Por isso, o Sistema OCB convida a todos os pesquisadores do país a apresentarem sua contribuição para desenvolver ainda mais o negócio cooperativo, um jeito mais humanizado de gerar resultados”, comenta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
SAIBA MAIS
A submissão é gratuita e pode ser feita pelo site do EBPC até o dia 6 de julho. A comissão organizadora orienta que os pesquisadores leiam com atenção o edital, que norteia todo o processo de apresentação e avaliação dos trabalhos.
O 4º EBPC é um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias, capazes de unir competitividade e desenvolvimento sustentável nas cooperativas. O encontro será realizado em Brasília (DF), de 20 a 22 de novembro de 2017, e terá como tema central: “Desenvolvendo Negócios Inclusivos e Responsáveis: Cooperativas na Teoria, Política e Prática”.
Para obter mais informações acesse o site do Encontro.
Brasília (8/5/17) – Uma grande perda para o cooperativismo brasileiro. Roberto Marazi, presidente do Sistema OCDF, um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento e reconhecimento do movimento cooperativista no Centro-Oeste do país, faleceu neste domingo (7/5), em Brasília, vítima de câncer, doença que vinha combatendo nos últimos meses.
Segundo a nota de pesar divulgada nesta manhã, pelo Sistema OCDF, Marazi que presidiu a entidade durante 19 anos (1998 a 2017), marcou sua gestão pela obstinação, perseverança e determinação, características de um homem incansável e que lutou muito pela defesa das cooperativas do DF.
Roberto Marazi deixa três filhos e três netos. O velório ocorre até às 16h desta segunda-feira (8/5), na capela nº 5, no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.
Brasília (5/5/17) – O cooperativismo europeu foi o foco da missão internacional dos executivos de cooperativas do estado do Espírito Santo. O grupo faz parte do Programa de Formação de Executivos, realizado pelo Sistema OCB/ES em parceria com a ISAE/FGV (Instituto Superior De Administração E Economia – Fundação Getúlio Vargas), uma das mais renomadas escolas de negócios e formação de executivos do país.
Ao todo, 27 pessoas compuseram a missão internacional, representando o Sistema OCB e sua unidade estadual no ES e das seguintes cooperativas: Veneza, Coopfisco, Cretovale, Coopeavi, Cooabriel, Selita, Sicoob Servidores, Credfederal e Cred-Ufes.
O objetivo da missão técnica foi capacitar diretores e executivos com uma visão internacional dos negócios, com base na experiência do cooperativismo europeu, visualizando na prática modelos de referência em outros países, para que, desta forma, os brasileiros aperfeiçoem a gestão cooperativista em suas respectivas organizações.
ROTEIRO
O primeiro país a ser visitado foi a Alemanha, onde foi possível visitar a sede da Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV) e conhecer diversas experiências nos ramos Crédito, Agropecuário e Infraestrutura.
Na Holanda, os brasileiros visitaram o Conselho Holandês de Cooperativas e a BMC, cooperativa que produz energia a partir dos resíduos da avicultura. O terceiro destino incluiu conhecer a Associação Europeia dos Bancos Cooperativos e Confederação de Cooperativas Agropecuárias da Europa, ambas na Bélgica.
A última parada ocorreu na França para conhecer Crédit Coopératif, organização que representa as cooperativas francesas de crédito, a Crédit Mutuel, segunda maior rede de cooperativas de crédito daquele país. Também foi a oportunidade de conhecer a atuação da Federação Nacional das Cooperativas Leiteiras, de participar de um encontro com dirigentes da SODIAAL e da Câmara de Comércio Brasil-França.
SAIBA MAIS
O programa começou em setembro de 2016 e foi elaborado em dois eixos: o desenvolvimento de competências necessárias ao fortalecimento da gestão sustentável e ao exercício qualificado das funções executivas e, por último, a transformação de estratégias em ações efetivas. (Com informações do Sistema OCB/ES)
Brasília (5/5/17) - A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Sistema OCB, realizam a quarta edição do Prêmio ABDE-BID de Artigos 2017, com a intenção de estimular a reflexão sobre os rumos do desenvolvimento do país e o papel do fomento no desempenho da economia brasileira.
Neste ano, a premiação é voltada a vários segmentos da sociedade, tais como universidades (graduação, pós-graduação e acadêmicos), institutos de pesquisa, instituições financeiras associadas à ABDE e demais interessados e especialistas dedicados aos temas do desenvolvimento e do fomento.
Inscrições
As inscrições para o Prêmio ABDE-BID já estão abertas e podem ser feitas até o dia 24 de julho.
Desenvolvimento em Debate
Os artigos deverão utilizar abordagens macro e ou microeconômicas, do desenvolvimento de instrumentos financeiros com enfoque nos seguintes assuntos:
Modelos públicos, privados e/ou do papel do mercado de capitais para o financiamento ao investimento;
Inter-relação entre o financiamento de longo prazo e o desenvolvimento econômico;
Processo de planejamento para o desenvolvimento;
Natureza institucional do sistema financeiro;
Teorias de desenvolvimento de longo prazo.
Financiamento Verde
Os artigos deverão abordar ideias inovadoras para o financiamento verde, analisando gargalos e propostas para ampliar o financiamento sustentável ambiental, florestal e climático (adaptação e mitigação), tais quais – potencial uso e aplicação de green bonds, eficiência energética e energias renováveis, cadeia florestal e finanças ambientais, utilização das Fintechs para área ambiental, mecanismos de financiamento, mercados de capitais, seguros, garantias, entre outros.
Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito
Os artigos deverão abordar a relação entre o cooperativismo de crédito e o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, estratégias de colaboração financeira para o desenvolvimento regional, estratégias colaborativas e novos instrumentos de fintech.
O artigo poderá ser escrito por autores individuais ou em grupo. O vencedor em cada uma das três categorias receberá prêmio de R$ 8 mil e será publicado em livro. O segundo colocado receberá prêmio de R$ 4 mil e também terá o trabalho publicado em livro.
EPBC
Um dos pré-requisitos da participação do autor de trabalho nesta categoria é que o trabalho esteja inscrito no 4º Encontro Brasileiro de Pesquisadores do Cooperativismo (EBPC 2017), promovido pelo Sistema OCB.
Saiba mais
A divulgação dos vencedores do Prêmio ABDE-BID 2017 será feita em 18 de setembro, com entrega do prêmio em 13 de dezembro, no Fórum do Desenvolvimento. Os interessados em obter mais informações devem enviar e-mail para:
Brasília (4/5/17) – Sempre focada na ampliação da competitividade do movimento cooperativista, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) realizou hoje, em São Paulo, a reunião ordinária de sua Câmara do Leite. O evento ocorreu na sede da B3, a convite. A instituição foi criada a partir da fusão entre a BM&FBovespa e Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP). Representantes da empresa Agroconsult também participaram da reunião.
A intenção da OCB, da B3 e da Agroconsult foi oferecer aos dirigentes de cooperativas das grandes cadeias consumidoras de milho no Brasil, um aprofundamento sobre as vantagens do uso dos instrumentos modernos de comercialização (contratos futuros e seus derivativos, por exemplo), como ferramentas importantes na implantação de melhores práticas de gerenciamento de riscos, decorrentes da volatilidade dos preços nesse mercado.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, atender ao convite da B3 possibilitou uma grande oportunidade de as cooperativas debaterem sobre as perspectivas que envolvem dois mercados: o de lácteos e o de milho, sobretudo naquilo que diz respeito à estratégia de aquisição de insumos, de forma eficiente e competitiva.
“Não temos dúvida de que tudo aquilo que reduz o custo de produção e diminui os riscos, amplia a capacidade das cooperativas de competir, em pé de igualdade, com outros grandes players brasileiros e isso favorece o desenvolvimento sustentável desse segmento do cooperativismo”, avalia o presidente do Sistema OCB.
PROGRAMAÇÃO
Os cooperativistas participaram de vários painéis e discutiram assuntos como: o mercado de milho e soja em 2017, a conjuntura do mercado de lácteos, a importância da gestão na aquisição de insumos e, ainda, o uso do mercado futuro de milho e seus derivativos pelos produtores de leite. As apresentações foram feitas por consultores da Agroconsult, representantes da B3 e pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Glauco Carvalho.
NA PRÁTICA
Para o analista econômico e financeiro da OCB, Fernando Fernandes, a partir das informações obtidas ao longo das palestras e debates, os representantes das cooperativas agropecuárias poderão traçar suas estratégias de atuação na aquisição de insumos e no mercado de lácteos e, assim, reduzir o custo da produção.
Foto: Rafa Von Zuben.
Brasília (3/5/17) – Cooperativas de todas as partes do país, de portes e ramos, confirmaram sua participação na edição 2017 do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. O prazo para as inscrições terminou na última sexta-feira (28/4) e o Ramo Crédito, novamente, conquistou o recorde de inscrições, com exatos 50% do total.
“Estamos muito contentes com o resultado”, comenta a gerente geral da unidade nacional do Sescoop, Karla Oliveira. Segundo ela, a cerimônia de entrega do reconhecimento, um dos mais importantes do cooperativismo brasileiro, ocorrerá em Brasília, em novembro. Confira abaixo a entrevista com Karla Oliveira.
O Sescoop está satisfeito com o processo de inscrição e com a participação das cooperativas nesta edição do prêmio?
Karla Oliveira – Estamos muito contentes, sim, com o resultado. Ano após ano, as cooperativas se empenham em melhorar a sua gestão e, assim, ganhar em competitividade. Vale destacar que as cooperativas são empresas e nasceram para dar resultado aos seus cooperados. E, considerando o mercado cada vez mais volátil, é fundamental que elas estejam preparadas para atender às demandas de modo diferenciado. E isso passa necessariamente pela revisão de seus processos, o que culmina com a melhoria da gestão. O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma ferramenta que reconhece esse esforço e celebra o crescimento de todo o movimento cooperativista, sustentado por este constante processo de aperfeiçoamento.
Nesta edição, houve o acréscimo de dois novos níveis de maturidade da gestão. Quais são eles e qual sua importância para este processo contínuo de evolução?
Karla Oliveira – Isso mesmo. Neste ano tivemos a inclusão dos níveis Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência. Nossa grande motivação foi o fato de que as cooperativas que já fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas já superaram os desafios do nível Primeiros Passos. Então, como a ideia do próprio PDGC é uma evolução contínua nos processos de gestão, é natural que o nível de exigência também evolua.
Quais foram os ramos que mais se destacaram nas inscrições e por que?
Karla Oliveira – Os dados nos mostram que, novamente, as cooperativas de crédito saíram na frente. Elas foram responsáveis por, exatamente, 50% das inscrições, seguidas pelas cooperativas do Ramo Saúde, com 27%. Juntas, as cooperativas destes dois ramos representam 77% das inscritas.
Em nossa avaliação, esse fato nos diz que as exigências do mercado regulador destes dois ramos têm acelerado ajustes e até mudanças na forma de condução da prestação de serviços destes dois segmentos do cooperativismo. É importante destacar, ainda, que essas cooperativas estão organizadas em federações e confederações, que são parceiras do Sistema OCB.
E é aí que mora a grande vantagem da participação das cooperativas no Prêmio: o compartilhamento de experiências. A intenção da unidade nacional do Sescoop é oportunizar que uma cooperativa aprenda com a outra, fortalecendo, desta maneira, o negócio cooperativo no Brasil.
Que estado brasileiro possui o maior número de representantes?
Karla Oliveira – Em número de inscrições temos o estado de Minas Gerais, com 34% do total, seguido da Bahia (8%), Paraná (7%) e São Paulo (7%). Agora, também é importante dizer que, se levarmos em consideração a mobilização da organização estadual, três grandes federações se destacam, quando comparamos aos percentuais apresentados na última edição do prêmio, em 2015. São elas: Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Após a fase de inscrição, as cooperativas serão avaliadas por um processo estabelecido no edital, poderia detalhar?
Karla Oliveira – Certo. O prêmio é composto por cinco fases, sendo que a primeira delas é o período de inscrição. O que vem na sequência é o seguinte: a leitura e análise de todos os relatórios de autoavaliação para verificar consistências (fase 2); a verificação, in loco, para comprovação das práticas e evidências apresentadas pela cooperativa (fase 3); a leitura e análise dos relatórios de visita, elaborados pelos avaliadores, com a finalidade de verificar as consistências (fase 4) e, por último, a análise e avaliação do parecer do Comitê de Gestão para decisão final. O que vale ressaltar, ainda, é que em todas essas fases, existe o acompanhamento de uma auditoria independente.
O que uma cooperativa ganha ao participar do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão?
Karla Oliveira – A participação de uma cooperativa no Prêmio Sescoop é uma excelente oportunidade para aprimorar sua gestão, ampliar sua rede de relacionamentos e, ainda, aumentar a visibilidade sobre aquilo que a torna diferente. Uma cooperativa que participa do PDGC e, como consequência disso, do Prêmio, recebe um feedback fundamental para continuar trilhando seu desenvolvimento sustentável. Por isso nossa expectativa é de que, a cada ano, um número maior de cooperativas se integre ao quadro de participantes.
Não tenho dúvida de que o maior ganho é o reconhecimento de todo o movimento cooperativista pela contribuição para um Brasil melhor. As cooperativas vencedoras serão referência para todas as outras e isso deve ser um motivo de muito orgulho para elas, pois, mesmo em tempos de crise, elas encontraram uma forma de se desenvolver com força, trazendo resultado aos cooperados.
O que você diria às cooperativas que ainda não participam nem do PDGC nem do Prêmio?
Karla Oliveira – Participem! Só assim elas poderão experimentar tudo aquilo que as cooperativas inscritas já têm obtido com esse grande programa de desenvolvimento da gestão. Vale destacar que a filosofia do PDGC é de melhoria contínua, tendo em vista que o cenário econômico muda o tempo todo, as cooperativas não devem se acomodar. Assim, acreditamos que a autoavaliação anual, com a consequente identificação e implantação de melhorias necessárias é o caminho para a excelência desejada. As cooperativas têm no PDGC um ótimo modelo referencial que lhes aponta a direção; basta segui-lo, com persistência e compromisso.
E, pensando assim, o Sescoop, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade, realizam a cada dois anos o Prêmio Sescoop Excelência da Gestão: um reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.
Brasília (27/4/17) – Quarenta e cinco anos! Alcançar esta marca exige, certamente, muito esforço, gestão, flexibilidade, dedicação pelo que se faz e, sobretudo, comprometimento com a causa de cooperados e cooperativas. Essas são, sem dúvida, características que definem a atuação do movimento cooperativista do Ceará, por meio da OCB/CE, que, ontem e hoje, celebra quatro décadas e meia de luta, mas também de muitos resultados positivos.
E para marcar a comemoração de uma data tão significativa, o Sistema OCB/CE tem realizado uma série de atividades que envolvem desde a divulgação das conquistas do cooperativismo cearense na mídia regional, até um encontro entre autoridades da política local com os representantes das cooperativas do Ceará. É o CooperaCeará, aberto ontem à noite, em Fortaleza (CE).
A cerimônia contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, do superintendente, Renato Nobile, e da presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, Nicolle Barbosa, que, ao representar o governador cearense, discorreu sobre a contribuição do cooperativismo para a economia regional.
FUTURO
Durante seu discurso, Márcio Freitas, fez questão de destacar que em momentos de crise econômica, com impactos econômicos profundos na vida dos brasileiros, exige uma mudança de postura, afirmando que as cooperativas têm mostrado como fazer isso.
“É hora de termos ousadia, criatividade, planejamento e inovação para provocar as mudanças que nos reconduzirão ao desenvolvimento sustentável. O cooperativismo tem se posicionado, historicamente, como um setor de vanguarda, que rasga as cortinas do futuro e constrói o caminho que quer e precisa percorrer. E por isso conclamo as cooperativas do Ceará que, nestes 45 anos, mostraram ter maturidade e seriedade na gestão suficientes, para, juntos, construirmos melhores dias para o nosso movimento”, enfatiza a liderança.
COOPERAÇÃO
O presidente do Sistema OCB/CE, João Nicédio Alves Nogueira, também destacou a importância da união entre os cooperados para a superação desse período de crise. Ele explicou que a instituição não tem medido esforços para mostrar as vantagens da cooperação.
“Temos feito um trabalho, ao longo dos últimos anos, para melhorar a imagem do cooperativismo cearense, evidenciando à sociedade os valores e diferenciais deste modelo mais humanizado de fazer negócios. Por isso, é que dizemos que o diferencial das cooperativas são as pessoas. São elas que definem os passos a serem dados, o que é fundamental, especialmente, em momentos como este, pelo qual passa o Brasil”, reforça Nicédio Nogueira.
PROGRAMAÇÃO
De acordo com a organização do evento, ontem e hoje, estão sendo promovidas a cultura da cooperação, seus valores e princípios, por meio de ações focadas na educação cooperativista. E, como resultado, o encontro deverá fomentar a economia das cooperativas, oportunizando novos negócios, sustentabilidade e melhoria da gestão.
BOA AÇÃO
Voluntariamente, os participantes doaram latas de leite em pó. O alimento será destinado ao Projeto Logos – Núcleo de Ação Logos – Lar Batista (abrigo que atende a cerca de 300 crianças em processo de adoção).
INOVAÇÃO
O encontro tem o propósito de ser um evento sustentável e inovador. Uma das inovações será a neutralização das emissões de gases de efeito estufa, realizada pelo Programa Carbono Neutro da Unimed Fortaleza. Um inventário apontará o valor total de gases de efeito estufa emitidos e a melhor forma de neutraliza-los. A expectativa é de que, pelo menos, mil mudas de árvores nativas sejam plantadas em áreas degradadas. (Com informações da OCB/CE)
Brasília (26/4/17) – O Sistema Ocepar reunirá presidentes, diretores e gestores de cooperativas e de instituições financeiras nesta sexta-feira (28/4), em sua sede, em Curitiba (PR), para discutir as perspectivas em relação ao cenário econômico nacional e internacional e, também, as tendências para o mercado de milho, soja e carnes.
Trata-se do Fórum dos Profissionais de Finanças, que será aberto pelo superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche. O evento começa às 14h e contará com a presença dos especialistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Virene Roxo Matesco, e da Safras e Mercado, Paulo Roberto Molinari. Haverá ainda uma apresentação sobre a situação econômica e financeira do cooperativismo paranaense.
(Com informações do Sistema Ocepar)
Brasília (26/4/17) – Está no ar o ambiente virtual com todas as informações sobre a quarta edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), a ser realizado em Brasília, pelo Sistema OCB, entre os dias 20 e 22 de novembro deste ano.
Para o IV EBPC o Sistema OCB e o Comitê Científico elegeram quatro eixos norteadores que darão o tom dos debates. Os trabalhos inscritos deverão estar vinculados a um dos eixos abaixo:
Identidade e Educação
Quadro Legal
Governança e Gestão
Capital e Finanças
A intenção na escolha destes eixos é evidenciar o cooperativismo como um modelo de negócios diferenciado e que precisa ser estimulado local e regionalmente, além de promover maior aproximação entre a área acadêmica e a realidade das cooperativas brasileiras.
PÚBLICO
O IV EBPC é um evento destinado a pesquisadores, cooperados e empregados de cooperativas. O Encontro conta com a parceria valiosa do Observatório USP de Educação e Pesquisa (FEA – USP), da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), sediada no Rio Grande do Sul, e das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Mato Grosso do Sul (UFMS) e Santa Maria (UFSM).
INTENÇÃO
O objetivo do Sistema OCB ao realizar o EBPC é aproximar a área acadêmica do movimento cooperativista brasileiro, propondo debates fundamentados em pontos definidos pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) como essenciais ao desenvolvimento do setor.
OPORTUNIDADE
Além da apresentação dos trabalhos haverá palestras e mesas-redondas, que representam grande oportunidade de “networking” para questões estratégicas à competitividade e à permanência das cooperativas no mercado global.
Brasília (25/4/17) – O prazo para a realização das inscrições ao Prêmio Sescoop Excelência de Gestão entrou na reta final. As cooperativas que ainda não estão inscritas devem se apressar para garantir sua participação, até o próximo dia 28/4. O Prêmio é o reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do setor por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.
Para se inscrever, as cooperativas precisam estar em dia com suas obrigações junto à OCB e participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Desenvolvido pelo Sescoop em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a premiação é promovida a cada dois anos.
Após responder aos questionários de Diagnóstico e Autoavaliação, a inscrição, que é gratuita, deverá ser confirmada. Podem participar as cooperativas singulares, matrizes, registradas e regularizadas com a OCB e com o Sescoop, e que foram registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) até 31/12/2013.
VALORIZAÇÃO
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou a importância do prêmio. “Ele foi criado para valorizar o trabalho sério e comprometido das cooperativas brasileiras, que fortalecem a economia local por meio da geração de emprego, renda e da preservação dos recursos naturais”, explica.
Segundo Márcio Freitas, vale a pena ressaltar, também, que o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão serve de inspiração para transformar a vida das pessoas. “Essa é uma oportunidade ímpar de divulgar as ações das nossas cooperativas, que servirão, sem dúvida, de exemplo, para empresas de todos os setores econômicos. É mais uma contribuição do cooperativismo para o equilíbrio e sustentabilidade da economia brasileira”, avalia o líder cooperativista.
SAIBA MAIS
Para obter outras informações sobre o PDGC e o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, clique aqui.
Brasília (18/4/17) – O envolvimento do jovem com a causa cooperativista é sempre uma questão que demanda atenção das lideranças do movimento. E foi com a intenção de discutir as melhores estratégias para isso que equipes da Ocepar e da cooperativa Coamo se reuniram com ontem, em Curitiba.
É que a Coamo pretende ampliar os programas voltados à formação de jovens, visando repassar mais conhecimentos sobre a doutrina do cooperativismo e os diferenciais do empreendimento cooperativo. A ideia é firmar novas parcerias com o Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR.
A informação foi repassada nesta segunda-feira pelo presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. Segundo o dirigente, a cooperativa tem um trabalho constante de formação de líderes, mas é necessário ampliar as ações de promoção do quadro social.
“É importante que haja uma maior difusão de conhecimentos sobre a filosofia da cooperação, principalmente para a juventude. O jovem precisa ter uma compreensão mais profunda da doutrina, entendendo que o cooperado é o proprietário da cooperativa e que sua participação é fundamental para o sucesso do empreendimento”, afirmou.
PROGRAMAS
Gallassini foi recebido pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e pelos superintendentes da Ocepar, Sescoop/PR e Fecoopar, respectivamente, Robson Mafioletti, Leonardo Boesche e Nelson Costa. Também do Sescoop/PR, acompanharam a reunião o coordenador de Desenvolvimento Humano, Humberto Bridi, e a analista de Desenvolvimento Humano, Fabianne Ratzke.
O presidente da Coamo recebeu informações sobre os programas de formação e promoção do quadro social do Sescoop/PR. “Nos colocamos à disposição da Coamo para estreitar os laços com a cooperativa, conhecendo suas demandas e desenvolvendo, em parceria, novos projetos para a difusão do cooperativismo aos mais jovens”, enfatizou Bridi.
(Fonte: Sistema Ocepar)
Na ultima semana, o presidente do Sistema OCB/AM, José Merched Chaar, foi recebido pelo Secretário Estadual de Juventude Esporte e Lazer, Fabrício Lima. Na oportunidade, Chaar apresentou ao Secretário, a programação relativa às comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, que contempla várias ações de Promoção Social voltadas ao público cooperativista e à comunidade em geral.
O Secretário recebeu com entusiasmo a proposta e disse já conhecer a campanha do Dia C. Fabrício colocou a equipe da SEJEL à disposição e confirmou a parceira com o Sistema OCB/AM para a realização do Dia de Cooperar 2017, na Vila Olímpica e na Arena da Amazônia.
O VI Torneio de Integração do Cooperativismo Amazonense, a III Corrida da Cooperação e outras diversas ações sociais e culturais do Dia de Cooperar 2017, acontecerão nos dias 01 e 02 de julho. No dia 28 de abril será realizado o lançamento do Dia C no auditório da Arena da Amazônia, quando serão apresentados os objetivos da Campanha, e as cooperativas e parceiros institucionais receberão orientações e dicas sobre a elaboração, implementação e registro de seus projetos de voluntariado.
A partir desse ano, o Dia C abraça integralmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a agenda da ONU, com 17 itens e 169 metas que visam melhorar a vida ao redor do planeta. A ideia do Dia C é inspirar as cooperativas a promover ações e projetos transformadores, que tenham como foco o alcance desses objetivos.
No Amazonas o dia C é realizado desde 2013, e somente no ano passado beneficiou aproximadamente 40 mil pessoas.
Texto: Adriano Fassini – Sescoop/AM
Foto: Fredson Pereira – Sescoop/AM
Brasília (17/4/17) – Representantes das cooperativas de crédito do estado de Rondônia conheceram um pouco mais sobre a atuação das três casas do Sistema OCB (Sescoop, CNCoop e OCB) em prol do desenvolvimento do cooperativismo nacional. A visita ocorrida hoje foi acompanhada pelo presidente da unidade rondoniense, Salatiel Rodrigues, e faz parte do programa Portas Abertas, desenvolvido pela Gerência de Relações Instituições da unidade nacional do Sistema OCB.
A programação na Casa do Cooperativismo incluiu uma apresentação detalhada sobre o trabalhado de representação e defesa realizado pelo Sistema OCB, junto ao Três Poderes; uma palestra com representantes do Banco Central do Brasil, sobre o cenário do sistema financeiro nacional, bem como, sobre a regulação atual do setor.
O grupo também teve a oportunidade de conhecer o funcionamento do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) e, por fim, participou de um bate papo com representantes do Sescoop, que dentre os assuntos abordados, explanou sobre o Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas (PDGC) e, também, sobre o Prêmio Sescoop Excelência da Gestão, cujas inscrições encontram-se abertas até o próximo dia 28/4.
O Congresso Nacional foi a última parada dos rondonienses que se deslocaram até a casa de leis para conhecer de perto a atuação da OCB focadas nos parlamentares brasileiros.
SATISFAÇÃO
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, esteve com o grupo e fez questão de ressaltar sua satisfação ao receber, em Brasília, representantes de cooperativas de todo o país.
“Fico extremamente agradecido quando as cooperativas vêm até aqui, com o propósito de conhecer nosso trabalho de perto e, também, porque ao fazerem isso, elas contribuem conosco muito mais do que imaginam. Elas trazem ânimo e certeza. Digo isso porque também sou cooperado e só estou ocupando esta função de presidente do Sistema OCB por acreditar nas mesmas coisas que vocês. Não tenho dúvida de que as cooperativas têm muito a oferecer ao país, afinal, o que nos mantem unidos, como uma rede forte, é a confiança. E é exatamente isso que o consumidor tem buscado hoje em dia”, comentou a liderança.
Segundo ele, as mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas exigirão das cooperativas um nível de qualificação muito superior do que o que já se percebe.
“É necessário estar preparados para um mercado mais agressivo e para um consumidor mais exigente. Sem uma boa gestão, sem processos estruturados numa governança forte, não seremos competitivos. E, como sempre digo, a cooperativa é uma sociedade de pessoas, mas precisa gerar resultados. É para isso que ela existe e, assim, sempre manteremos ativo o espírito de estímulo à qualificação e à melhoria dos processos internos. Já avançamos muito, mas ainda há bastante para ser feito”, avalia Mário Freitas.
Brasília (13/4/17) – Com a intenção de promover o repasse de conhecimento a respeito do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), o Sistema OCB/CE promoveu nesta semana uma oficina técnica que contou com a participação de representantes de diversas cooperativas do Ceará.
O PDGC tem por objetivo principal a promoção da adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas brasileiras. Sua metodologia está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), desenvolvimento pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) – uma espécie de referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. Ele é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.
APLICAÇÃO
“É a primeira vez que eu faço essa capacitação do PDGC. Estou com uma expectativa muito boa porque tenho certeza de que poderei levar este aprendizado para a cooperativa. E isso deve beneficiar não só os cooperados, mas toda a equipe que contribui no processo da boa gestão”, disse Allane Kátia Sabóia, auxiliar contábil da Sicredi Crateús.
EXCELÊNCIA DA GESTÃO
A capacitação promovida pelo Sistema OCB/CE contou, ainda, com a participação das analistas de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas da unidade nacional do Sescoop, Giulianna Fardini e Pâmella Brandão, que, além de discorrerem sobre o PDGC também explicaram como as cooperativas podem participar do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão.
Segundo elas, para participar, as cooperativas matrizes singulares precisam estar registradas e regulares com o Sistema OCB e, ainda, fazerem parte do PDGC. As analistas reforçaram que a participação tanto no programa quanto no prêmio, são oportunidades para aprimorar a gestão, ampliar a rede de relacionamentos e aumentar a visibilidade da cooperativa.
Elas destacaram, por fim, que, após responder os questionários de Diagnóstico e Autoavaliação, a inscrição deverá ser confirmada. Assim, a cooperativa garante que está inscrita no Prêmio. Outra informação relevante é que essa inscrição é gratuita.
SAIBA MAIS
- PRÊMIO SESCOOP EXCELÊNCIA DA GESTÃO
(Com informações do Sistema OCB/CE)
Brasília (13/4/17) – Convergência de propósitos! Esta foi a marca da posse das novas lideranças nacionais da Unimed, ocorrida nesta quarta-feira (12/4), em São Paulo. O presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, representou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. O evento contou ainda, com a participação de Marcos Dias, presidente do Sistema OCB/RJ, José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, e Renato Nobile, superintendente da unidade nacional do Sistema OCB.
À frente da Unimed do Brasil está o médico Orestes Pullin; Nilson Luiz May, assumiu a presidência da Unimed Participações; Helton Freitas, assume a Seguros Unimed; Alexandré Ruschi, é o novo presidente da Central Nacional Unimed. O mandato dos quatro executivos é quatro anos.
GESTÃO
A ampliação do Programa de Atenção Integral à Saúde, baseado no conceito médico de atenção primária, é a prioridade da nova gestão. De maneira prática, o programa permite que o paciente tenha um médico pessoal que conhece o seu histórico clínico, gerencia todos os aspectos da sua saúde e pode ser acionado por meio do telefone celular, quando necessário. Trata-se de um modelo baseado na experiência de países como Inglaterra, Holanda, Espanha e Canadá, onde estudos indicam que 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos por esses profissionais.
RESULTADOS
A iniciativa de criar o movimento Mude1Hábito, que incentiva as pessoas a mudarem hábitos simples em busca de uma melhor qualidade de vida, está alinhada à estratégia de cuidado integral da Unimed do Brasil. Para incentivar as pessoas a aderirem ao movimento, a Unimed criou a plataforma de mesmo nome, que consiste em um hub de conteúdo, onde as pessoas podem trocar experiências, utilizar ferramentas que vão ajudar na mudança e acompanhar sua evolução pessoal.
CONHEÇA MAIS
Unimed Participações: Presidida por Nilson Luiz May, controla a Seguros Unimed, além da Unimed Corretora e Unimed Serviços, consideradas empresas complementares. No ano de 2016, a Participações fechou com elevação de 13,41% no capital social, que agora supera os R$ 338 milhões. A Unimed Participações está entrando em uma nova etapa: uma mudança de sociedade limitada para sociedade anônima, movimento que buscará impulsionar a plataforma de negócios da marca.
Seguros Unimed: Presidida por Helton Freitas, é a seguradora do Sistema Unimed e atua de forma a ampliar as possibilidades de negócios das Unimeds, ao oferecer produtos que se adequam às estratégias de cada cooperativa, no relacionamento com clientes, médicos cooperados e colaboradores. Com 27 anos no mercado, a Seguros Unimed atua nacionalmente, nos segmentos de Saúde, Odontologia, Vida, Previdência Privada e, mais recentemente, nos Ramos Elementares – com crescente demanda por seguros patrimoniais e de responsabilidades.
Atualmente, cobre cerca de 6 milhões de segurados e conta com mais de 1,1 mil colaboradores em São Paulo e nos 22 Escritórios Regionais presentes em todo o país. Com faturamento consolidado de R$ 2,64 bilhões em 2016, a Companhia obteve lucro líquido de R$ 104,6 milhões, o que corresponde a um salto de 116% frente ao ano anterior. Além disso, administra uma carteira de ativos de R$ 2,74 bilhões, dos quais R$ 1,6 bilhão em fundos de previdência privada.
Central Nacional Unimed (CNU): Presidida por Alexandre Ruschi, foi criada em 1998, com o objetivo de ajustar a marca à regulamentação dos planos de saúde, atitude necessária após a decretação da Lei nº 9.656. A CNU é uma operadora nacional para planos de saúde empresariais com vidas em três ou mais estados, sendo que cada empresa precisa ter 300 usuários, no mínimo. Considerada a sexta maior operadora de saúde do Brasil, segundo a ANS, em 2016, a receita da Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 4,7 bilhões, com custos assistenciais de R$ 4,3 bilhões.
Unimed do Brasil: Presidida por Orestes Pullin, a Unimed do Brasil é responsável por gerenciar e representar institucionalmente as cooperativas médicas que atuam sob a marca Unimed. Em 2016, a Unimed do Brasil obteve receita no valor de R$ 195,737 milhões, com custos e despesas administrativas de R$ 184,131 milhões.
Sobre a Unimed: A Unimed completa 50 anos de atuação no mercado de saúde suplementar. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje é composta por 349 cooperativas médicas, que prestam assistência para cerca de 18 milhões de beneficiários em todo País. Por atuar sob o modelo cooperativista, a Unimed não é denominada como empresa, companhia, grupo ou holding, mas como cooperativa.
Clientes Unimed contam com 11 mil médicos, 114 hospitais e 2.810 hospitais credenciados, além de hospitais-dia, pronto-atendimentos, laboratórios e ambulâncias que garantem a qualidade da assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar prestada aos beneficiários das cooperativas.
(Com informações da Unimed do Brasil)
Brasília (6/4/17) – Cooperativas cearenses iniciaram hoje o curso de formação de Agentes de Desenvolvimento Humano (ADH), uma iniciativa do Sistema OCB/CE. A capacitação, cuja carga horária é de 12h e que ocorre na Casa do Cooperativismo Cearense, termina nesta quarta-feira, 7/4, e conta com o apoio da unidade nacional do Sescoop.
De acordo com a gerente de Formação Profissional do Sistema OCB/CE, Ilana Oliveira, o aprendizado é para sempre. “As cooperativas estão se atualizando o tempo todo e, por isso, nós queremos que os ADHs sejam um grande potencial de conhecimento à disposição do setor”, disse Ilana.
O trabalho com o ADH ocorre em paralelo com a nacionalização do Sistema de Gestão do Desenvolvimento Humano (GDH), que permite às cooperativas fazerem a gestão de suas ações. Nesse caminho aparece a figura do ADH, que é um funcionário da cooperativa e interlocutor com o Sescoop.
A capacitação também está sendo acompanhada pela coordenadora de Desenvolvimento Humano do Sescoop/SP, Andrea Mattos Pinheiro, e pela analista de Formação Profissional da unidade paulista, Camila Matos.
(Com informações do Sistema OCB/CE)
Cooperativismo de MS ganha comissão na OAB/MS
As cooperativas de Mato Grosso do Sul já podem contar com mais um importante parceiro no seu processo de desenvolvimento: a Comissão de Direito Cooperativo da OAB/MS, instalada no último dia 30/3. A composição é a seguinte: André de Assis Rosa será o presidente e, Alípio Laca de Oliveira, vice-presidente. "É uma vanguarda da OAB/MS, criar essa comissão e ter uma nova visão do direito cooperativo, desse sistema que é tão difundido na Europa e em outros países do mundo e poder auxiliar na sua viabilidade", afirmou André de Assis, que também ressaltou que o objetivo dessa comissão é trabalhar, buscar e conhecer e apresentar o cooperativismo à sociedade sul-mato-grossense. Segundo o assessor jurídico do Sistema OCB/MS, José Henrique Vigo, esse era um anseio antigo do cooperativismo no estado. "O setor, no MS e no Brasil, está em ascensão e, com isso, o estudo do Direito Cooperativo só vem a fomentar ainda mais esse desenvolvimento", declara. (Com informações do Sistema OCB/MS)
Copasul rumo ao primeiro bilhão
Em meados de 1978 a ideia de uma cooperativa parecia algo audacioso demais para um pequeno grupo de cotonicultores de Naviraí, Sul do Mato Grosso do Sul. Através de muito esforço, ousadia e confiança, aquele plano que parecia algo impossível, ganhou corpo, associados e nome: nascia a Copasul, Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense. Hoje, com 38 anos, tudo indica que em 2017 a Cooperativa irá concretizar um grande projeto: o faturamento do primeiro bilhão. Desde 2012, quando a meta de R$ 1 bilhão foi lançada no planejamento estratégico da cooperativa, várias ações foram sendo adotadas para o crescimento e expansão dos negócios. O resultado é um crescimento contínuo nos últimos anos. Em 2011, o faturamento foi R$ 386 milhões e, em 2016, mais de R$ 977 milhões, o que significa uma média de crescimento de 20,4% ao ano. Hoje a Copasul está presente em 7 municípios e possui 16 unidades, sendo 7 de recebimento de grãos, 2 unidades industriais, 1 unidade de distribuição de insumos, 1 unidade de irrigação, 2 unidades agropecuárias, 2 unidades de difusão de tecnologia e a sede administrativa. São aproximadamente 500 colaboradores e mais de 900 associados. (Com informações da cooperativa)
Depósitos totais da Unicred do Brasil crescem 22% em 2016
A Unicred anuncia os resultados de 2016. A instituição conseguiu aumentar em 22% os depósitos totais, que tiveram um saldo médio acima de R$ 7,6 bilhões. Já o saldo médio das operações de crédito teve uma expansão de 9,6%, atingindo R$ 4,8 bilhões em dezembro de 2016. De acordo com o CEO da Unicred do Brasil, Fernando Fagundes, o capital social da instituição subiu 7,8% e alcançou um saldo de R$ 1,1 bilhão. “Nossa governança permeia todo o planejamento que traçamos para o Sistema. Os números nos mostram que estamos no caminho certo”, afirma Fagundes. O presidente ressalta que o número de cooperados aumentou 7% em 2016, o que trouxe mais de 24.416 mil novos associados, o que totaliza, no fim do ano passado, 181.905 entrantes no Sistema. “Nossa meta para esse ano é mantermos essa taxa de crescimento, o que pode se dar por meio das singulares que serão inauguradas”, explica Fagundes. O ativo total, em 2016, cresceu 19,9% e alcançou R$ 9,3 bilhões. Já o patrimônio líquido aumentou 9,2%. “Chegamos a um patamar de R$ 1,4 bilhão. Para 2017, a expectativa é que esse volume cresça cerca de 12%”, conclui o CEO. (Fonte: Unicred do Brasil)
Sicredi anuncia crescimento de 36,1% no resultado em 2016
O Sicredi registrou em 2016 crescimento de 36,1% e alcançou o resultado líquido recorde de R$ 1,96 bilhão. Deste total, R$ 452,7 milhões foram pagos via juros ao capital social dos associados. O retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROAE) foi de 20,4%, aumento de 0.9 p.p. em relação a 2015. Os dados do combinado de 2016 incluem os números da Central Norte Nordeste, filiada ao Sicredi em março de 2016. Na região de GO, MS e TO a evolução foi ainda mais expressiva por se tratar de uma área de forte expansão do Sicredi, tendo o resultado em 2016 aumentado em 71% em relação a 2015. Segundo o Presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, o Sicredi alcançou níveis de crescimento bem acima da média do mercado com a abertura de novas agências e teve um aumento da carteira de poupança e um significativo aumento nos ativos, disponibilizando recursos para o agronegócio, quando a perspectiva era de escassez de recursos nessa linha. No país, os ativos totais do Sicredi apresentaram crescimento de 25,5%, na comparação com o ano anterior, totalizando R$ 65,9 bi. O patrimônio líquido registrou expansão de 33,6%, somando R$ 10,8 bi, em dezembro de 2016. Em 2016, os depósitos totais fecharam com volume de R$ 42,9 bilhões, refletindo a ampliação da liquidez do Sicredi. (Fonte: Sicredi)
Brasília (6/4/17) – Ao longo desta semana, técnicos do Sescoop/PE estão participando de uma capacitação cujo objetivo é o uso da ferramenta do Sistema de Gestão do Desenvolvimento Humano (GDH). O encontro conta com a participação do analista de Promoção Social da unidade nacional do Sescoop, Guilherme Gonçalves.
Com a formação, a ideia é fazer com que as atividades administrativas da unidade estadual ganhem mais elementos para auxiliar na mensuração de dados de desenvolvimento humano, sempre visando à uma padronização com as outras unidades.
De acordo com Guilherme, com o GDH é possível gerenciar as atividades realizadas dentro das cooperativas com a parceria do Sescoop. Dessa maneira, existe a possibilidade de unificar os trabalhos e manter um histórico para a prestação de contas dos eventos realizados. Dentro dessa prestação, fica fácil a identificação das fases de orçamento, projeto, planejamento e execução. Além disso, a ferramenta possibilita o gerenciamento das informações em tempo real.
A ferramenta já está sendo usada pelo Sescoop/PE desde janeiro de 2017, porém, com a capacitação, novas informações serão trabalhadas, potencializando o uso do programa na entidade. Para a analista em cooperativismo, Luiza Helena Gomes, a maior importância em aderir à ferramenta está dentro do controle das ações realizadas na unidade e o poder de auxiliar em próximas ações.
“Ela oferece subsídio para se conhecer com profundidade os processos e o planejamento de novas atividades. Outro ponto positivo está na prestação de contas, que agora fica mais direta. O GDH é um diferencial no Sescoop/PE e que vai possibilitar uma troca de conhecimento mais rápido entre todas as unidades”, comentou a analista.
(Com informações do Sescoop/PE)
Brasília (6/4/17) – A metodologia de arrecadação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) será apresentada a cooperativas gaúchas, no próximo dia 11. O trabalho faz parte da programação do Fórum Contábil e de Recursos Humanos - Impacto Previdenciário e Trabalhista nas Cooperativas com o eSocial, iniciativa do Sistema Ocergs. As informações serão repassadas pelo gerente financeiro da unidade nacional do Sescoop, Carlos Roberto Baena.
No mesmo dia, a gerente de Relações Institucionais da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Fabíola Motta, também discorrerá sobre as ações do Sistema OCB, realizadas junto aos Três Poderes, com foco no desenvolvimento das cooperativas do país.
O evento ocorrerá em Porto Alegre e as inscrições podem ser feitas no site da unidade estadual. Para obter informações adicionais, os interessados poderão encaminhar um e-mail para
PROGRAMAÇÃO
08h30 – 09h: Credenciamento
09h – 09h15: Abertura - Vergilio Perius, com presidente do Sistema Ocergs
09h15 – 09h30: Metodologia de arrecadação ao Sescoop, com Carlos Baena, gerente de Finanças
09h30 – 10h15: Eventos do eSocial na visão do Ministério do Trabalho e Emprego, com José Alberto Maia
10h15 – 10h30: Intervalo – Coffee Break
10h30 – 11h15: eSocial e EFD-Reinf na visão da Receita Federal do Brasil, com Samuel Kruger
11h15 – 12h: eSocial - Segurança e Medicina do Trabalho, com Orion Savio Santos de Oliveira, do Ministério da Previdência Social
12h – 12h30: Sessão de perguntas e respostas
12h30 – 13h30: Intervalo
13h30 – 14h30: Atuação do Sistema OCB, com Fabíola Motta, gerente de Relações Institucionais da OCB
14h30 – 15h: Alinhamento dos Programas Finalísticos - Gerências das Áreas Finalísticas do Sescoop/RS
15h – 15h30: Sessão de perguntas e respostas
15h30: Encerramento
(Com informações do Sistema Ocergs)
Brasília (3/4/17) – Em dez anos, entre 2006 e 2016, as operações de crédito feitas por cooperativas de crédito saltaram de R$ 13 bilhões para R$ 106 bilhões. Já os depósitos subiram de R$ 15 bilhões para R$ 126 bilhões. Em mais de 500 munícipios brasileiros as cooperativas são a única instituição financeira presente. Pois o cooperativismo financeiro será o tema uma conferência internacional que ocorrerá amanhã e quarta-feira (4 e 5/4), em Foz do Iguaçu (PR).
Especialistas da Alemanha, Paraguai, Portugal, Venezuela e Argentina serão alguns dos palestrantes do evento. Também estão confirmadas as participações do diretor de regulação do Banco Central do Brasil, Otávio Damaso, do presidente do Sicoob Unicoob, Jefferson Nogaroli, do presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), José Roberto Ricken, entre outros. Representantes do Sistema OCB também acompanharão as discussões. O evento será no Mabu Thermas Grand Resort.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Nos dois dias do evento serão discutidos temas ligados ao desenvolvimento regional e o papel das cooperativas na promoção desse desenvolvimento. Segundo o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Unicoob, Jefferson Nogaroli, um dos organizadores do evento, “as cooperativas têm uma vocação que é mudar a realidade das comunidades onde elas se inserem”.
Por isso, debater sobre a contribuição que as cooperativas podem oferecer, inclusive, para a geração de riquezas, segundo Nogaroli, “é essencial nesse momento em que o Brasil passa por uma grave crise econômica e de valores”. “As cooperativas nascem para mudar a vida das pessoas, e não podemos perder essa perspectiva senão passamos a jogar o jogo do mercado e fugimos de nossa vocação”, argumenta Nogaroli.
PAINÉIS
A conferência trará painéis especiais para discutir os temas da educação cooperativa e tecnologias inovadoras, com a participação do Banco Central, do Sebrae e do Instituto Sicoob. As palestras e debates terão como foco três perguntas, para contribuir com a atuação cotidiana dos participantes e o planejamento estratégico de suas cooperativas: Como estamos contribuindo para o desenvolvimento de nossas regiões? O que podemos fazer mais? E o que podemos fazer melhor?
As experiências brasileiras serão apresentadas pelos convidados:
- José Roberto Ricken, presidente da Ocepar;
- Márcio Port, da Sicredi Pioneira de Nova Petrópolis, RS;
- Luiz Ajita, do Sicoob Metropolitano de Maringá, PR;
- Moacir Krambeck, da Viacredi de Blumenau, SC;
- Marcos Maier, do Sicoob Credichapada de Chapada Gaúcha, MG;
- Ivan Capra, do Sicoob Credisul de Vilhena, RO;
- Joãozinho Leite, do Sicoob Saromcredi, de São Roque de Minas, MG;
- Augusto Sperotto, da Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná;
- Otávio Damaso, do Banco Central do Brasil.
Os apresentadores internacionais serão:
- Mathias Arzbach, da DGRV (Confederação Alemã de Cooperativas);
- Alejandro Simon, da cooperativa de seguros Sancor Seguros, da Argentina;
- Norbert Friedrich, da Volksbank, de Trier na Alemanha;
- José Fernando Figueiredo, da SPGM – Sociedade de Investimento S/A, holding do Sistema Nacional de Garantia Mútua de Portugal;
- Alejandro Soriano, da CAF – Corporação Andina de Fomento, da Venezuela.
PROGRAMAÇÃO
A programação do evento consta em www.conferenciacdr.coop.br. (Assessoria de Imprensa do evento)
NÚMEROS
- Cooperativas de crédito: 1.019
- Número de associados: 9 milhões
- Número de postos de atendimentos: 5,6 mil
- Estão presentes em todos os estados
- 90% dos associados são pessoas físicas
Fonte: Banco Central (janeiro de 2017)